O que fazer nos casos de recebimento de cartões de crédito não solicitados?
O Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 39, inciso III, veda aos fornecedores de serviços, dentre outras práticas, “enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto ou fornecer qualquer serviço" e a Justiça brasileira tem entendido que esta prática equivale ao envio de uma “amostra grátis”, não podendo a administradora cobrar qualquer quantia do consumidor por algo não solicitado.
O STJ editou a Súmula 532 que diz eu “constitui prática comercial abusiva o envio de cartão de crédito sem prévia e expressa solicitação do consumidor, configurando-se ato ilícito indenizável e sujeito à aplicação de multa administrativa”.
Se não houve a utilização do referido cartão e mesmo assim o consumidor for cobrado pelo pagamento de anuidade ou de qualquer encargo e tiver seu nome cadastrado nos SPCs ou SERASA, poderá pedir indenização por danos morais.
Se o consumidor receber um cartão, sem ter pedido, recomendamos que o rasgue imediatamente e entre em contato com a administradora para cancelar o cartão.
Sugerimos que faça uma reclamação diretamente no site www.consumidor.gov.br para ter prova da contestação e que pediu o cancelamento do mesmo.
Fonte: SOSConsumidor.com.br
Perguntas e Respostas relacionadas
- O que fazer nos casos de cobranças indevidas de valores nas faturas?
- Como se proteger das dívidas dos juros do cartão de crédito?
- A administradora de cartões ou banco emissor podem descontar automaticamente o valor mínimo da fatura diretamente da conta bancária do consumidor?
- Problemas com cartões de crédito: onde reclamar?
- O que fazer no caso de cartão de crédito roubado, furtado ou extraviado?
- Conheça a origem do cartão de crédito
- No caso de atraso no pagamento de faturas qual é a multa que pode ser cobrada?
- O consumidor é obrigado a contratar serviço de seguro contra perdas e roubo do cartão de crédito?
- Tire suas dúvidas sobre cartões de crédito
- Clonagem de cartão: como se defender?
- Cartão de crédito e cartão de débito são a mesma coisa?
- O que é o cartão de crédito?
- Financiamento do saldo devedor da fatura de cartão de crédito
- O que o fazer quando o banco ou a administradora não enviam ou se negam a fornecer o contrato do cartão de crédito?
- Cartões: Quanto maior o número, mais díficil administrar
- Cartões: Instrumentos de duas faces
Notícias
- 15/02/2019 Bolsonaro define idade mínima de 62 anos para mulheres e de 65 para homens na Previdência
- Idosos têm gratuidades e não sabem
- Hospital é condenado a restituir valores à cotista
- Lucro do Banco do Brasil cresce 22,2% em 2018
- Empresa de ônibus deverá indenizar passageiro agredido por funcionário
- BMG está proibido de oferecer cartão de crédito consignado a idosos por telefone
- Ordem de penhora de salário de servidora pública antes da vigência do CPC/15 é ilegal
Perguntas e Respostas
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que é Ação Monitória?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- O que é o contrato de alienação fiduciária em garantia?
- Nome sujo? Como limpar seu nome do SPC e SERASA
- Como tirar o nome do SPC e SERASA? Quais os procedimentos para exclusão?