Diferença de quilometragem afeta os preços de carros seminovos?
Publicado em 12/07/2023
Pesquisa selecionou os preços dos dez veículos mais vendidos do mercado brasileiro ano-modelo 2020
Quando o assunto é carro usado, o primeiro tema que vem à mente é quilometragem. Há compradores que preferem veículos pouco rodados, enquanto há quem não se importe muito com os números. A Mobiauto, marketplace de revenda de automóveis, buscou entender se de fato a quilometragem faz o valor dos veículos apresentarem uma variação.
A pesquisa selecionou os preços dos dez veículos mais vendidos do mercado brasileiro ano-modelo 2020: Chevrolet Onix, Fiat Argo, Fiat Strada, Hyundai HB20, Jeep Renegade, Renault Kwid, Toyota Corolla, Toyota Hilux, VW Polo e VW T-Cross e comparou os preços praticados por esses veículos em diferentes faixas de quilometragem.
“Sabemos que o km médio que um brasileiro roda é 15 mil km por ano”, explica Sant Clair de Castro Jr, CEO da Mobiauto. “O que nunca ninguém havia quantificado, no entanto, era o percentual de variação quando o km do seminovo é mais alto ou mais baixo. Os cálculos foram bem simples: apenas usamos nossa amostragem de anúncios e apuramos as variações, com descobertas bem interessantes”, esclarece o executivo.
Os veículos ano-modelo 2023 devem ter em média 45 mil km rodados, mas a pesquisa adotou a faixa de quilometragem entre 35 e 45 mil, e comparou com faixas abaixo como 25 e 35 mil km e também 55 mil.
A pesquisa apontou que, em média, a depreciação é de 2,62% em modelos com km acima dos 55 mil. Mas, vale destacar que o Volkswagen Polo (-8,44%), Fiat Strada (-4,84%) apresentaram a maior desvalorização, enquanto o Renault Kwid e a Toyota Hilux cabine dupla tiveram a menor depreciação (-0,02%).
No caso dos carros com “baixa km”, ou seja, entre 25 e 35 mil km rodados, os valores ficaram 1,57% mais caros em média, com destaque para o Chevrolet Onix (3,47%) e Volkswagen Polo (2,68%). Os modelos com menos de 25 mil km rodados apresentaram valorização média de 3,25% em comparação com o mesmo exemplar de ano-modelo 2020, mas com quilometragem entre 35 e 55 mil. Os que mais valorizaram foram o Chevrolet Onix (7,57%), Volkswagen Polo (5,44%) e Volkswagen T-Cross (3,90%), enquanto a menor valorização foi no caso da Fiat Strada, com apenas 0, 87%.
“Dá para concluir que quando o seminovo é somente um pouco menos rodado do que o esperado, a diferença de preços praticamente é marginal. Porém, caso essa km seja realmente baixa, a diferença torna-se expressiva. No caso do Onix, por exemplo, ele chega a valer mais de 7% acima”, conclui Sant Clair de Castro Jr.
Fonte: O Dia Online - 11/07/2023
Notícias
- 27/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Inflação já é uma realidade
- Bancos pressionam governo por revisão do teto de juros do empréstimo consignado do INSS
- Black Friday 2024: veja quais são os direitos do consumidor para a data
- Gastos do Bolsa Família aumentaram 47,1% em 2023, aponta IBGE
- TJDFT mantém indenização por cobranças indevidas e assédio telefônico a consumidor
- Um em cada três proprietários de imóveis enfrenta dificuldades para definir preço de venda ou aluguel
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)