Justiça alemã: Milka enganou consumidores ao reduzir barras
< Voltar para notícias
58 pessoas já leram essa notícia  

Justiça alemã: Milka enganou consumidores ao reduzir barras

Publicado em 14/05/2026 , por Carta Capital

Tribunal alemão entendeu que fabricante Mondelez induziu consumidores ao erro quando reduziu barras de chocolate da linha Milka de 100 para 90 gramas sem alterar de forma significativa a embalagem

Tribunal alemão entendeu que fabricante Mondelez induziu consumidores ao erro quando reduziu barras de chocolate da linha Milka de 100 para 90 gramas sem alterar de forma significativa a embalagem

Um tribunal alemão decidiu nesta quarta-feira 13 que a fabricante americana de alimentos Mondelez International enganou consumidores ao reduzir, de 100 gramas para 90 gramas, o peso das barras de chocolate da sua linha Milka, sem alterar de forma significativa a embalagem, dando razão a uma ação movida por uma entidade de defesa do consumidor.

Segundo o tribunal, a expectativa visual transmitida pela embalagem de um produto que era conhecido dos consumidores entra em conflito com o peso líquido real do conteúdo, que foi reduzido no início de 2025.

A corte afirmou que um aviso compreensível e claramente visível deveria ter sido incluído na embalagem para evitar confusão. Esse aviso, segundo os juízes, deveria ter sido mantido por pelo menos quatro meses após a redução da quantidade, para permitir que os consumidores assimilassem a mudança.

A decisão ainda não é definitiva, e a empresa tem um mês para recorrer.

Decisão abre precedente

O tribunal disse, no entanto, que a decisão não tem consequências práticas imediatas, já que o período de transição de quatro meses após a mudança da embalagem já expirou.

Assim, não há obrigação de alterar os produtos que já estão nas prateleiras das lojas, disse um porta-voz do tribunal à agência de notícias DPA.

Ainda assim, a decisão é relevante para casos futuros e deve aumentar o escrutínio sobre a chamada “reduflação”(shrinkflation, em alemão), quando fabricantes reduzem o tamanho dos produtos sem sinalizar claramente a mudança aos consumidores, mantendo o mesmo preço ou até aumentando-o. A prática tem sido frequente na Alemanha desde a crise inflacionária provada pela pandemia de Covid-19, em 2020.

“Tomamos nota e levamos a sério a decisão de hoje e agora estamos analisando detalhadamente os fundamentos do tribunal”, disse um porta-voz da Mondelez, acrescentando que a empresa continuará se esforçando por uma comunicação clara, independentemente do desfecho.

A Mondelez, que também produz o biscoito Oreo, afirmou que ajustou o peso de algumas barras de Milka no ano passado, para “continuar oferecendo aos consumidores o padrão de qualidade esperado em um ambiente mais complexo e instável do que nunca”.

58 pessoas já leram essa notícia  

Notícias

Ver mais notícias

Perguntas e Respostas

Ver mais perguntas e respostas