Lula sobre combustíveis: Não vamos deixar alta chegar ao caminhoneiro
< Voltar para notícias
279 pessoas já leram essa notícia  

Lula sobre combustíveis: Não vamos deixar alta chegar ao caminhoneiro

Publicado em 20/03/2026 , por CNN Brasil

Categoria ameaçava paralisar atividades nesta quinta-feira (19), com queixas sobre o pagamento do piso do frete e temores com o aumento do preço do diesel

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não deixará a alta dos combustíveis afetar os caminhoneiros.

“Não vamos deixar a alta chegar ao caminhoneiro”, disse Lula. A categoria ameaçava paralisar atividades nesta quinta-feira (19), com queixas sobre o pagamento do piso do frete e temores com o aumento do preço do diesel.

O preço médio nacional do diesel chegou a R$ 7,17 por litro na segunda semana de março, puxado pelos efeitos da escalada do conflito entre Estados Unidos e Irã sobre o mercado internacional de petróleo. “A guerra de Trump fez com que o petróleo subisse”, afirmou Lula.

“A PF está na rua hoje, investigando, receita, Procon, tentando pegar qualquer picareta que aumentou preço”, disse Lula em referência à cobrança abusiva por combustíveis ao redor do país.

Lula também pediu que os governadores reduzam o ICMS sobre o preço dos combustíveis. A discussão ganha peso porque o imposto estadual tem impacto relevante na composição do preço final da gasolina e do diesel.

Nas últimas semanas, o governo também anunciou medidas para conter o aumento, dentre elas um decreto que zera PIS e Cofins na importação e comercialização do diesel e uma Medida Provisória de subvenção a produtores e importadores.

Além disso, a gestão federal, por meio da AGU (Advocacia-Geral da União), estuda ir à Justiça contra suposta cobrança abusiva de preços de combustíveis ao redor do país, em novo esforço para conter as cifras.

Fonte: CNN Brasil - 20/03/2026

279 pessoas já leram essa notícia  

Notícias

Ver mais notícias

Perguntas e Respostas

Ver mais perguntas e respostas