Facebook vai usar robôs para combater manchetes exageradas
Publicado em 19/05/2017
Acusado de ser complacente com a publicação de conteúdos falsos e odiosos, o Facebook anunciou ampliação do uso de inteligência artificial para diminuir o alcance de manchetes enganosas e exageradas.
A partir desta quarta-feira, as novas ferramentas, que já estavam sendo usadas nas postagens em inglês, começam a afetar quem usa a rede em 12 idiomas, incluindo português, espanhol e francês.
Em nota, a empresa afirma que as mudanças em seus sistemas têm como objetivo melhorar a experiência dos usuários e diminuir o impacto da desinformação em sua comunidade.
A empresa disse que o trabalho será similar ao que é feito para a filtragem de spams em e-mails.
Para construir a ferramenta, funcionários da companhia categorizaram milhares de publicações como "caça-cliques".
A partir da análise, foram compiladas palavras-chave e estruturas de manchetes destinadas a chamar a atenção para formarem a base inicial do sistema. As postagens que tiverem maior probabilidade de conter manchetes exageradas tendem a aparecer menos no feed de notícias de usuários da rede.
O tema das notícias falsas ganhou relevância após elas terem sido consideradas um dos fatores que ajudaram a eleger o republicano Donald Trump nas últimas eleições presidenciais americanas.
Em abril, a empresa incluiu em seu site um guia para ajudar usuários a identificar notícias falsas.
MULTA
Também nesta quarta-feira, o jornal britânico "Financial Times" informou que a rede social deve receber uma multa da União Europeia em investigação sobre a compra do WhatsApp, que aconteceu em 2014.
A punição, por envio de informações falsas para órgãos reguladores da concorrência no momento da compra da empresa, pode chegar a 1% do faturamento do Facebook em 2016.
Quando adquiriu o aplicativo, a empresa havia informado que não seria possível tecnicamente combinar informações de usuários da rede social e do WhatsApp automaticamente.
Porém, em agosto do ano passado, o WhatsApp mudou suas políticas de privacidade informando que dados de usuários seriam compartilhados com o Facebook.
Ele serviria para segmentação de anúncios e melhora dos serviços, segundo o jornal.
É a terceira punição imposta sobre a empresa por órgãos europeus em uma semana. Reguladores da Itália e da França multaram a empresa por questões de proteção de dados de usuários e violações de privacidade.
A empresa preferiu não comentar os questionamentos do "Financial Times".
"A avaliação efetiva de processos de aquisições dependem da qualidade das informações fornecidas envolvidas no processo", disse a diretora de competição da Comissão europeia em dezembro, quando foram abertas as investigações.
Fonte: Folha Online - 17/05/2017
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