Petrobras anuncia reajuste de 19,2% no preço do gás natural às distribuidoras
Publicado em 04/05/2026 , por Folha Online
A Petrobras anunciou, nesta sexta-feira (1º), um aumento de 19,2% no preço de venda às distribuidoras da molécula de gás natural em relação aos valores praticados no trimestre anterior. A nova tarifa será aplicada apenas ao gás encanado e começou a valer na ocasião do anúncio.
De acordo com a estatal, o reajuste é uma questão contratual. Os contratos de venda de gás natural às distribuidoras determinam atualizações trimestrais do preço da molécula de gás. O reajuste segue as oscilações do petróleo Brent, a taxa de câmbio entre real e dólar e, desde o início do ano, a variação do Henry Hub —um índice ligado à oferta de gás natural.
No período avaliado, o valor de referência do petróleo Brent subiu 24,3% sob influência do conflito entre EUA, Israel e Irã. A disponibilidade de gás no mercado caiu 14% enquanto o real se valorizou em 2,5% frente ao dólar.
Daí vem a contabilidade da alta de quase 20%, que já era antecipada pelas distribuidoras.
As distribuídoras devem repassar o aumento integralmente para o consumidor, segundo nota da Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado). "Não obtemos qualquer ganho sobre essas variações."
A partir do reajuste anunciado pela Petrobras, os estados atualizam as tarifas para cada segmento —o gás encanado domiciliar, o gás natural veicular, entre outros.
A Abegás espera a atualização nos próximos dias. "As distribuidoras apenas cumprem o que é determinado pela agência reguladora", diz a entidade.
O diretor-executivo da Abegás, Marcelo Mendonça, afirma que o Brasil não deveria estar exposto a impactos geopolíticos, uma vez que a produção nacional, hoje em alta com a abertura de novos poços de exploração, atende à demanda brasileira.
"É preciso que o preço da molécula de gás tenha indexadores que reflitam essa realidade", diz Mendonça. O país produziu mais de 65 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia no mês de fevereiro, segundo o último boletim divulgado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
De acordo com a Petrobras, o preço médio do gás natural para as distribuidoras acumula, desde 2022, uma redução da ordem de 26%, incluindo o efeito desta atualização mais recente.
Ainda conforme a Petrobras, a variação efetiva do preço final para o consumidor, que recebe o gás sem intermédio de botijões, dependerá dos produtos contratados e dos volumes efetivamente retirados pelas distribuidoras. A petroleira oferece prêmios de incentivo à demanda e ao desempenho.
"Os contratos de venda de gás natural celebrados pela Petrobras com as distribuidoras já contam com dispositivo comercial, a média trimestral de variação dos índices, que tem o objetivo de mitigar a volatilidade de curto prazo das variáveis de indexação", disse a empresa.
Fonte: Folha Online - 02/05/2026
Notícias relacionadas
- 18/06/2026 Ypê passa a permitir trocas de produtos ainda suspensos pela Anvisa; veja como pedir
- 17/06/2026 Copom avalia indicadores econômicos e decide sobre taxa Selic
- 17/06/2026 Vendas no comércio recuam 1,5% em abril, impactadas por combustíveis
- 17/06/2026 Ex-diretor do BC disse a Vorcaro que mercado jogava 'emenda Master' na conta de Campos Neto
- 17/06/2026 Preços dos combustíveis caem em junho puxados por recuo no etanol e diesel
- 16/06/2026 Trump ameaça tarifa de 100% sobre vinho francês e champanhe se França mantiver taxa sobre big techs
- 16/06/2026 Geração Z rejeita smartphones e impulsiona vendas de câmeras digitais
- 16/06/2026 El Niño pode elevar conta de luz e exigir uso de mais térmicas no Brasil
- 15/06/2026 O que café de R$ 34 no Reino Unido revela sobre a turbulenta economia global
- 15/06/2026 STJ envia investigação sobre Refit e Ricardo Magro para Justiça Federal
Notícias
- 18/06/2026 Ypê passa a permitir trocas de produtos ainda suspensos pela Anvisa; veja como pedir
- Curso de férias: conheça as dicas do Procon-SP antes de contratar
- Aposentados do INSS têm até sexta (19) para pedir ressarcimento de descontos nos Correios
- Para analistas, BC sinaliza que convergência da inflação para a meta ficará para 2028
- Pix por aproximação deixa de ter limite diário de R$ 500
- Anvisa fecha laboratório de fertilização in vitro infestado de pragas
- IR: Receita pagará cashback para 4 milhões de pessoas a partir de 15/7
- Comunicado do Copom traz sinais de que fim - do ciclo de cortes - está próximo
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)
