Usina investigada por fraudes de combustíveis demite 350 funcionários em Pontal, diz sindicato
Publicado em 13/03/2026 , por G1
Há uma semana, trabalhadores da Usina Carolo fizeram manifestação para denunciar que empresa não estava pagando benefícios previstos em acordos trabalhistas.
Usina Carolo demite cerca de 350 trabalhadores em Pontal, SP
O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Açúcar afirma que ao menos 350 trabalhadores da Usina Carolo, em Pontal (SP), foram demitidos nos últimos dias. Além disso, o sindicato denuncia falta de pagamento de direitos trabalhistas.
Há uma semana, funcionários já haviam feito uma manifestação para denunciar que a empresa não estava pagando benefícios previstos em acordos.
A usina foi alvo de busca e apreensão em novembro de 2025 para reintegração de posse de máquinas agrícolas e é investigada por fraudes no setor de combustíveis (veja abaixo).
Antonio Vitor, presidente do sindicato, diz que os trabalhadores demitidos não receberam verbas rescisórias e ainda estão com folha de pagamento atrasada.
"Da rescisão, eles não receberam nada, além do que tem ainda uma folha de pagamento atrasada. A folha de pagamento do mês de fevereiro, que eles tinham que receber no quinto dia útil de março, não receberam."
Vitor ainda cita que há pelo menos três meses os funcionários estavam sem receber vale-alimentação e sem acesso ao convênio médico.
O sindicato também alega que pensão alimentícia foi descontada do pagamento de alguns trabalhadores, mas não foi repassada para a mãe da criança.
A EPTV, afiliada da TV Globo, tentou contato com a administração da usina, mas não obteve retorno.
Funcionários denunciaram que a empresa não estava pagando os benefícios previstos em acordos trabalhistas, como o vale alimentação e o plano de saúde.
Na manhã de 6 de março, cerca de 50 colaboradores se movimentaram em frente à usina para uma manifestação contra a falta de pagamentos. Caminhões da usina foram utilizados como bloqueio para impedir a entrada de pessoas na empresa.
Funcionário da usina, o eletricista Wilson Lucas Duarte de Oliveira disse que o convênio médico está sendo descontado, mas sem repasse.
"Houve dois meses de desconto do convênio médico, não foi repassado e inclusive teve relatos de pessoas que tiveram pensão descontada também, não foi repassado. O nosso fundo de garantia já tem um ano e dois meses sem depositar. E a gente vem reivindicando isso, porque fica ruim pra gente, trabalhador vai enfrentando dificuldade, porque as conta vem vindo e a gente vai ficando com pendência."
Usina foi alvo de buscas
A Usina Carolo é a mesma que, em novembro do ano passado, foi alvo de busca e apreensão para reintegração de posse de máquinas agrícolas avaliadas em mais de R$ 50 milhões.
A ação foi movida por uma empresa de locação de maquinário, que afirmou à Justiça que o aluguel dos equipamentos não era pago desde maio deste ano. A usina também é investigada por envolvimento em um esquema do crime organizado em fraudes milionárias no setor de combustíveis.
Fonte: G1
Notícias relacionadas
- 07/05/2026 Lula veta ampliação de pena para roubo que resulte em lesão grave
- 07/05/2026 Imóvel popular investigado por fraude não terá mais alerta na matrícula em São Paulo
- 07/05/2026 Quadrilha pedia até encerramento de cartão de crédito em processos fraudados para lucrar com bancos, diz advogado de vítimas
- 06/05/2026 Canetas emagrecedoras e remédios caros podem elevar preços dos planos de saúde empresariais
- 30/04/2026 TCU manda INSS suspender novos contratos de cartão de crédito consignado
- 30/04/2026 Após 'pizza de entulho', especialista orienta comerciantes sobre golpe do falso Pix
- 29/04/2026 Como escolher um banco digital seguro e sólido
- 27/04/2026 Fachin suspende decisão que barrava venda de bens do DF para socorrer BRB
- 27/04/2026 O lugar de Flávio Bolsonaro na história de truques e estelionatos eleitorais do Brasil
- 24/04/2026 PF-MG conclui que preso ligado a fraudes do Banco Master cometeu suicídio por asfixia #shorts #JR24H
Notícias
- 07/05/2026 Primeiro lote de restituição do IR 2026 fecha neste domingo; consulta sai em 22 de maio
- Quadrilha pedia até encerramento de cartão de crédito em processos fraudados para lucrar com bancos, diz advogado de vítimas
- Alexandre de Moraes pede vista e suspende julgamento sobre revisão da vida toda no STF
- INSS reduz fila cortando benefícios
- Imóvel popular investigado por fraude não terá mais alerta na matrícula em São Paulo
- Taxa das blusinhas: ministro da Fazenda admite que fim do imposto está sendo discutido
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)
