Golpe de I.A: políticos e artistas prometem indenização da Nubank
Publicado em 13/05/2025 , por Marcia Bessa Martins
Golpistas alegam que os clientes têm direito a valores que chegam a até R$ 10 mil; objetivo é roubar dados e dinheiro
Clientes da Nubank, instituição financeira digital, estão sendo vítimas de uma tentativa de golpe nas redes sociais.
Nas postagens que estão circulando no Facebook, Instagram. Threads e Whatsapp, os clientes são informados que a instituição perdeu um processo contra a Receita Federal e que agora é obrigada a pagar indenizações de até R$ 10 mil a seus clientes, devido à cobrança de taxas altas e juros abusivos.
Em seguida, orienta quem possui conta no banco a clicar em um determinado campo para ter mais informações e saber qual o valor da indenização que poderá receber.
É nesse momento que os golpistas induzem as vítimas a fornecer seus dados pessoais.
Com o mesmo objetivo, há vídeos manipulados circulando nas redes, com declarações de artistas e políticos a respeito do direito à indenização, entre eles o apresentador o senador Cleitinho Azevedo (MG) e o jornalista e apresentador Reinaldo Gottino.
Por meio de nota enviada ao Portal iG, a assessoria de imprensa do senador informa que o vídeo é uma montagem e que o parlamentar nunca gravou qualquer declaração com esse teor.
“Trata-se de mais um caso de desinformação que tenta se aproveitar da imagem pública do senador para enganar a população”, afirma a nota.
A reportagem tentou entrar em contato com o apresentador e aguarda um retorno de Gottino para atualizar a matéria.
O que diz a Nubank
É um golpe e os clientes devem ficar atentos. É o que adverte, também por meio de comunicado enviado ao Portal iG, a assessoria de imprensa da Nubank.
A instituição mantém em seu blog, para informações dos clientes, um material no qual disponibiliza informações a respeito do assunto.
A orientação é que, caso o cliente se depare com notícias ou mensagens promocionais sobre a Nubank, é importante acessar os canais de comunicação oficiais para checar se a promoção é verdadeira.
“A tática aplicada neste golpe é conhecida como " phishing ", que vem do termo "pescar", em inglês, e trata-se de uma tentativa de roubar dados e o dinheiro dos clientes em um ambiente virtual monitorado pelos golpistas”, adverte a Nubank.
Em caso de se deparar com tentativas de golpes, fraudes, perfis falsos e outras condutas inadequadas com produtos e serviços Nubank , a empresa orienta clientes e não clientes a abrir um registro no Canal de Denúncias, no site oficial.
E se a pessoa foi vítima do golpe, ela deve entrar em contato com a Nubank imediatamente e receber todas as orientações.
Os contatos da Nubank são 4020 0185 (em capitais e regiões metropolitanas) e 0800 591 2117 (demais localidades).
Além disso, o banco orienta a registrar um boletim de ocorrência.
A Nubank possui mais de 100 milhões de clientes no Brasil, registrados no último trimestre de 2024.
Fonte: economia.ig - 12/05/2025
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