Páscoa 2025: consumidores querem preço acessível, mas não abrem mão da tradição
Publicado em 14/04/2025
Levantamento aponta que brasileiros ainda prefere ovos tradicionais, prioriza supermercados e busca preços acessíveis na hora da compra
Com a chegada da Páscoa, o comportamento do consumidor brasileiro revela um equilíbrio entre tradição, busca por economia e escolhas conscientes. De acordo com pesquisa realizada pelo Terra Insights, a maioria dos consumidores ainda opta pelos clássicos ovos de chocolate, mas se atenta ao preço e ao melhor momento para fechar a compra.
A pesquisa foi realizada por meio de plataforma mobile, atendendo aos critérios demográficos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A maior parte dos participantes está concentrada no Sudeste (25,85%), seguido de perto pelo Nordeste (24,23%).
Renda baixa impulsiona busca por economia
Quase metade dos respondentes (49,77%) declarou ter renda de até um salário-mínimo, e outros 29,77% ganham entre um e dois salários. Esse perfil de renda reforça a expectativa por preços mais acessíveis — mencionada por 58,62% dos participantes — e destaca a importância de ações promocionais no período.
Homens preferem o tradicional
- 52,01% dos homens preferem ovos de Páscoa tradicionais (chocolate ao leite, branco ou amargo);
- 30,57% dizem não se importar muito com o preço na hora da compra.
Mulheres compram em cima da hora
- Entre as mulheres, 37,13% afirmam comprar na última semana antes da Páscoa;
- 55,49% delas optam por adquirir os produtos em supermercados.
Quando os brasileiros compram ovos de Páscoa?
O comportamento de compra está dividido em três grandes grupos: A maior parte (40,23%) afirma comprar com mais de um mês de antecedência; em seguida, 36,23% deixam para a última semana, enquanto 23,54 das pessoas que responderam decidem no dia ou próximo à data, que neste ano será no dia 20 de abril.
Conforme o levantamento Terra Insights, 39,92% dos participantes afirmam escolher os ovos mais baratos, enquanto 30,38% dão preferência à qualidade. Esse grupo é um pouco maior do que os que dizem que o preço não é um grande problema (29,69%).
Mesmo com uma parcela do público disposta a pagar mais por qualidade, a maioria ainda prioriza o custo-benefício. O preço acessível é o item mais desejado nas expectativas para as marcas, seguido por promoções e descontos (28%).
Supermercado é o principal ponto de venda
Mais da metade dos consumidores (54,77%) ainda compram ovos de Páscoa nos supermercados. As lojas especializadas ficam em segundo lugar, com 25,08%.
Quando o assunto é o tipo de ovo de Páscoa, o tradicional segue firme: 49,31% optam por chocolate ao leite, branco ou amargo. Já os gourmets ou artesanais conquistaram 25,54% dos consumidores.
Fonte: Terra - 14/04/2025
Notícias
- 15/04/2025 Mercado financeiro eleva projeção para o PIB, mas mantém estimativas para inflação e juros
- Veja os 10 golpes mais aplicados contra clientes bancários em 2024
- Governo corrige tabela do Imposto de Renda com medida provisória
- Ovo de Páscoa: como identificar ''chocolate fake" pelo rótulo
- Conab abre inscrições para concurso com mais de 400 vagas em todo o Brasil
- Uma distorção que custa caro ao consumidor
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)