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Consumidor paga caro na hora de consertar produtos
Publicado em 28/10/2024
Reparos, muitas vezes, têm preço próximo ao de uma mercadoria nova; indústria nega prática da 'obsolescência acelerada'
Já teve a impressão de que, não importa o quanto você cuide de um produto, ele não vai durar muito? Uns mais, outros menos, mas todos parecem estar predispostos a apresentar falhas em um curto intervalo de tempo. E o reparo? Caro. A solução muitas vezes acaba sendo comprar outro aparelho.
Para entender na prática o problema, O DIA conversou com pessoas que passaram por tal situação. A psicóloga Natália Nascimento, de 27 anos, precisou se desfazer de uma máquina de lavar, já que seu conserto sairia muito caro.
"O painel da minha máquina de lavar pifou e eu não conseguia apertar os botões para ligá-la. Chamei o técnico autorizado pela empresa e a princípio estava na faixa de R$ 700, aceitamos e ele encomendou a peça, quando retornou para a troca, viu que tinha outra parte do painel pifada e o conserto subiu o valor para R$ 1.300", contou.
"Com isso, eu entendi que era melhor trocar. Como o conserto valia em média dois terços de uma máquina de lavar nova, pesei e achei melhor investir um pouco a mais no novo aparelho, diminuindo o risco", explicou.
Já Giovana Mafra, educadora física, de 26 anos, contou que teve problemas com relação ao reparo de seu telefone. "Na época, meu celular caiu e a tela rachou. Fui procurar uma tela nova e era quase o preço de um celular novo", disse.
Ela conta que o aparelho custava R$ 2.500 e o conserto estava na casa dos R$ 1.500. "Com o reparo a esse preço, entendi que era melhor ficar com ele rachado mesmo e trocar o aparelho quando desse", explicou.
Para entender na prática o problema, O DIA conversou com pessoas que passaram por tal situação. A psicóloga Natália Nascimento, de 27 anos, precisou se desfazer de uma máquina de lavar, já que seu conserto sairia muito caro.
"O painel da minha máquina de lavar pifou e eu não conseguia apertar os botões para ligá-la. Chamei o técnico autorizado pela empresa e a princípio estava na faixa de R$ 700, aceitamos e ele encomendou a peça, quando retornou para a troca, viu que tinha outra parte do painel pifada e o conserto subiu o valor para R$ 1.300", contou.
"Com isso, eu entendi que era melhor trocar. Como o conserto valia em média dois terços de uma máquina de lavar nova, pesei e achei melhor investir um pouco a mais no novo aparelho, diminuindo o risco", explicou.
Já Giovana Mafra, educadora física, de 26 anos, contou que teve problemas com relação ao reparo de seu telefone. "Na época, meu celular caiu e a tela rachou. Fui procurar uma tela nova e era quase o preço de um celular novo", disse.
Ela conta que o aparelho custava R$ 2.500 e o conserto estava na casa dos R$ 1.500. "Com o reparo a esse preço, entendi que era melhor ficar com ele rachado mesmo e trocar o aparelho quando desse", explicou.
Fonte: O Dia Online - 27/10/2024
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