Veja 12 dicas para manter as finanças pessoais em dia durante a Páscoa
Publicado em 12/04/2017
Substituir os ovos por barras de chocolate, produtos importados por nacionais e dividir as despesas com amigos e familiares pode ajudar; veja
Os consumidores devem ficar atentos em relação aos gastos com os insumos de Páscoa. Os tradicionais ovos de chocolates e demais artigos para a ceia do feriado estão bem mais caros e isso pode desordenar as finanças pessoais.
"Nesta época, muitos agem por impulso e prejudicam as finanças pessoais ao longo de todo o ano. É preciso planejamento e consciência”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos.
Para que o orçamento não saia do controle e o consumidor possa aproveitar o feriado da Páscoa tranquilamente, o especialista listou algumas medidas a serem tomadas neste período sazonal.
1- Compare sempre
O especialista explica que nessa época é bom comparar o valor da barra de chocolate e o preço do ovo da mesma marca. A mudança do formato e data sazonal pode fazer com que a variação de preços entre os produtos chegue a 400%.
2- Pense
Segundo o especialista, a compra por impulso pode levar ao comprometimento das finanças. Por conta disso a orientação é que o consumidor reflita sobre a real necessidade de se comprar o produto mais caro, perecível e que representa apenas a Páscoa, não sendo algo durável. “Caso a intenção seja comprar e presentar toda a família, procure ser consciente e buscar alternativas mais econômicas”.
3- Priorize
As datas sazonais trazem o ímpeto de presentear, porém é necessário verificar as condições financeiras para tal feito. Priorizar as pessoas mais próximas e que realmente gostam de ovos de Páscoa e chocolate pode tornar essa conta bem menos cara. “O acúmulo de chocolates pode gerar desperdício, não apenas de dinheiro, mas também de alimentos. Considere priorizar as crianças, que criam mais expectativas em relação à data”, disse Domingos.
4- Negocie
Se o consumidor tem a intenção de comprar ovos de Páscoa na data, uma dica importante é negociar o preço, em especial em lojas especializadas na venda desses itens sazonais. Domingos explica que pedir desconto para o pagamento à vista pode ser uma boa estratégia. Fazer pesquisa de preço em diversos pontos de venda, verificar formas de pagamento e as melhores condições de desconto são medidas importantes na hora de economizar.
5- Substitua
Geralmente os produtos das grandes marcas costumam ser mais caros, então substituir por produtos caseiros pode ser uma alternativa mais econômica na data. “Muitas pessoas se dedicam à produção de chocolates caseiros na Páscoa, portanto aproveite a oportunidade para economizar e valorizar o trabalho de seus conhecidos”.
6- Simplifique
Já pensou em um presente coletivo, como por exemplo, uma cesta de chocolates? Pode ser uma
medida que sairá bem mais em conta. Não é novidade para ninguém que chocolate é muito bom, mas em grandes quantidades pode ser um problema para saúde. “Lembre-se, o sentido da Páscoa é algo bem mais complexo e espiritual”, enfatizou o especialista em finanças pessoais.
7- Não tenha pressa
Deixar as compras para última hora pode gerar desconforto na hora e até levar a gastos exagerados, explicou o especialista. O ideal é ter paciência, mesmo que tenha que enfrentar supermercados lotados.
8- Seja consciente
Se o almoço de Páscoa será em família, procure ter confirmado quantos vão estar presentes e evitar o desperdício que pode representar jogar dinheiro fora.
9- Saiba onde comprar
Para economizar, em especial nos itens frescos, procure fazer a compra em feiras livres, tradicionais nos bairros. “Para comprar itens em grande quantidade, como carnes e bebidas, vá a mercados atacadistas e aproveite as promoções”.
10- Faça boas escolhas
Muitos acreditam que os itens importados têm melhor qualidade, entretanto a indústria nacional conta com uma vasta gama de itens de qualidade excelente, além de serem bem mais baratos, já que o dólar anda cotado sempre acima de R$ 3,00.
11- Compartilhe
Dividir as despesas também pode ser uma iniciativa econômica. Converse com os amigos e familiares e fale sobre o compartilhamento dos custos. Algo que pode facilitar essa divisão é cada um levar um prato para o almoço de Páscoa ou uma bebida, por exemplo.
12- Pague à vista
Evite pagar alimentos e bebidas no cartão de crédito e parcelar essas compras. Se organizar para economizar não significa que o feriado não será bom. O melhor de tudo é ter um belo almoço de Páscoa sem desorganizar as finanças pessoais.
Fonte: Brasil Econômico - 11/04/2017
Notícias
- 27/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Inflação já é uma realidade
- Bancos pressionam governo por revisão do teto de juros do empréstimo consignado do INSS
- Black Friday 2024: veja quais são os direitos do consumidor para a data
- Gastos do Bolsa Família aumentaram 47,1% em 2023, aponta IBGE
- TJDFT mantém indenização por cobranças indevidas e assédio telefônico a consumidor
- Um em cada três proprietários de imóveis enfrenta dificuldades para definir preço de venda ou aluguel
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)