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Pesquisa mostra pegadinhas da Black Friday
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Pesquisa mostra pegadinhas da Black Friday

Publicado em 01/12/2015

Um monitoramento feito durante um mês pelo EXTRA evidenciou o que o consumidor já deve considerar um mantra na Black Friday para garantir descontos de verdade em produtos e serviços: pesquisar muito e com bastante antecedência.

Desde o dia 23 de outubro, a reportagem pesquisou, sempre às sextas-feiras, os custos de 50 produtos, em cinco sites, para verificar como se comportariam os preços na campanha promocional, que aconteceu anteontem. Dos itens pesquisados, nove receberam o selo Black Friday. Entre os casos que mais chamaram a atenção — e que estão na tabela abaixo —, houve desde valores maquiados a bons descontos em produtos que, curiosamente, não fizeram parte da liquidação.

Na Americanas.com, o smartphone Motorola Moto G, 3ª geração, estava à venda por R$ 949 — mesmo preço da semana anterior. O notebook Acer tinha, ainda, o mesmo valor das duas últimas sextas-feiras. A oferta do smartphone Samsung Galaxy Gran Prime Duos informava “de R$ 749 por R$ 529”. Antes, saía por R$ 599,90.

No site Submarino, o aparelho de blu-ray 3D Samsung foi anunciado por R$ 350,10, mas chegou a custar menos nos dias 6 e 13 de novembro.

No Ponto Frio, a lavadora de roupas Consul, de 8kg, esteve à venda por R$ 899, durante três semanas. Mas, na semana anterior à liquidação da Black Friday, passou a R$ 999 e, na sexta-feira, baixou para R$ 799.

Na Casa&Video, o ar-condicionado split Consul Facilite custava R$ 1.099, nas cinco semanas anteriores à promoção. No último dia 27, a oferta informava “de R$ 1.199 por R$ 899,90”.

Na Ricardo Eletro, a câmera digital Canon Powershot, único produto com selo de Black Friday, dos dez pesquisados, não constava do estoque.

Empresas defendem as ofertas

Em nota, a Americana.com e o Submarino afirmaram que “garantem o compromisso de praticar o menor preço dos últimos 60 dias” nos itens da Black Friday. Sobre o notebook Acer, a Americanas.com informou que o produto fez parte da ação “A garantia”, que antecipou preços da Black Friday, e, por isso, o valor não foi alterado na sexta-feira.

O Ponto Frio afirmou que inclui produtos “com preços mais baixos nos últimos 30 dias" e que a precificação dos produtos pode ser modificada ao longo do dia.

A Casa&Video informou, também por meio de nota, que R$ 1.199 era o preço do ar-condicionado split Consul Facilite, em setembro. “Há cerca de três semanas (o produto) já estava em promoção, e (o preço) caiu mais para a Black Friday”. A mesma explicação foi dada em relação à furadeira da Black & Decker.

A Ricardo Eletro alegou que “os produtos que entraram na promoção e já estão (estavam) indisponíveis foram vendidos até zerar o estoque”.

Procon Estadual

O Presidente do Procon Estadual do Rio de Janeiro, Sérgio Eiras, destacou os problemas da Black Friday 2015:

Que balanço o Procon Estadual faz da promoção até o momento? (17h de sexta-feira)

Não temos um balanço concluído até o momento, mas o que percebemos até agora é que os maiores problemas são diferenças nas ofertas históricas de preços. Ou seja, houve reajuste (antes). É aquela história de “pela metade do dobro”. Isso aconteceu em pouco menos de um terço do total de casos analisados.

Quais foram as outras irregularidades?

Houve muito repasse de valor para o frete. Então, o desconto é bom, mas quando o cliente pede o frete, o valor alcança um grande percentual do preço do produto, mesmo na cidade do Rio. Fizemos testes para Rio, Niterói, São Gonçalo, Duque de Caxias... O que constatamos é que existe um valor muito elevado de frete. Outra questão é que alguns buscadores de preços mostram um valor melhor, mas quando o cliente vai fazer o pagamento, este é atualizado. Dá sempre uma diferença.

Neste caso, a sanção vai para o buscador?

Não, porque o buscador joga para a página da empresa. É ela quem atualiza. A responsabilidade continua sendo da empresa, que permitiu a oferta para o buscador mostrar.

A Black Friday é avaliada como positiva ou negativa?

Ela traz sempre boas ofertas, mas o que percebemos foi um aprimoramento de recursos que levam ao mau consumo, como misturar produtos que estão na Black Friday com os que não estão; imagens de fundo com a palavra Black Friday, mas com produtos que não estão incluídos...



Fonte: Extra - 30/11/2015

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