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TV por assinatura perde 100 mil clientes e fecha setembro com 19,4 milhões de assinantes
Publicado em 18/11/2015 , por Advillage
Queda de 0,51% mantém tendência de declínio que se estendia desde abril e havia sido interrompida em julho
A indústria de TV por assinatura no Brasil encerrou o mês de julho com 19.479.896 assinantes, 100.109 a menos do que o total registrado em agosto, uma leve queda de 0,51%. Os dados são da Anatel. Com o resultado, o setor mantém a trajetória de perda de clientes (“churn” no jargão técnico) que vinha sendo constatada desde abril e havia sido interrompida em julho :
• Abril: -849
• Maio: -42.535
• Junho: -113.202
• Julho: +32.366
• Agosto: -58.133
• Agosto: -100.109
A densidade passou de 29,53%, em agosto, para 29,36% em setembro.
O recuo da base de assinantes foi disseminada entre todas as regiões do país: Nordeste (-0,9%7), Centro-Oeste (-0,83%), Sul (-0,82%), Norte (-0,70%) e Sudeste (-0,30%).
Os números da TV por assinatura em setembro de 2015, por região (a densidade é determinada pelo número de acessos a cada 100 domicílios):
• Nordeste: 2.323.181 assinantes, 20.590 a menos do que em agosto (densidade de 13,41%)
• Centro-Oeste: 1.405.965 assinantes, 11.904 a menos (27,33%)
• Sul: 2.954.581 assinantes, 24.601 a menos (29,12%)
• Norte: 827.903 assinantes, 5.885 a menos (16,88%)
• Sudeste: 11.968.266 assinantes, 37.129 a menos (41,52%)
• Brasil: 19.479.896 assinantes, 100.109 a menos (29,36%)
Tecnologia - A tecnologia DTH (direct-to-home), que transmite o sinal por miniantena parabólica, como a Sky, atingiu uma participação de mercado de 59,49% em setembro, abaixo do resultado de agosto (59,84%). O cabo ganhou mercado quase na mesma proporção (de 39,35% em agosto para 39,65% em setembro), enquanto o MMDS ficou estacionado em 0,06%. A TVA (0,02%) também não sofreu alteração.
Desde junho de 2014 a Anatel está incluindo os dados sobre a tecnologia FTTH (iniciais de Fiber-To-The-Home, ou fibra óptica), que está em lenta, mas contínua expansão. Em setembro o FTTH detinha 0,79% do mercado, contra 0,74% no mês anterior.
• DTH: 11.588.145 assinantes, 129.322 a menos do que em agosto
• Cabo: 7.724.324 assinantes, 20.570 a mais
• FTTH: 153.320 assinantes, 8.712 a mais
• MMDS: 10.854 assinantes, 69 a mais
• TVA: 3.253 assinantes, sem alteração
• Total: 19.479.896 assinantes, 100.109 a menos
Operadoras - Entre os quatro maiores grupos econômicos do setor, a Telecom Américas e a Telefônica ganharam mercado em setembro, enquanto Sky e Oi perderam. Vale destacar que a Anatel fez algumas alterações na lista de operadoras:
• Telmex (Claro, Embratel e NET): passou a se chamar “Telecom Americas”
• Big Brasil (opera em algumas localidades no interior de Minas Gerais e São Paulo): passou a se denominar “Blue”
• Sky/Directv: mudou para “Sky/AT&T”
• GVT (Vivendi): seus dados passaram a ser contabilizados para a Telefônica/Vivo
Número de assinantes por grupo econômico, em setembro de 2015:
• Telecom Americas (NET/Embratel/Claro): 10.133.097 (51,89% de participação em agosto para 52,02% em setembro)
• Sky/AT&T: 5.537.956 (28,64% para 28,43%)
• Telefônica: 1.836.994 (somando os acessos da GVT, sua participação saltou de 4,10% para 9,43%)
• Oi: 1.170.538 (6,03% para 6,01%)
• Blue: 149.151 (manteve 0,77%)
• NossaTV: 130.443 (0,66% para 0,67%)
• Algar: 108.721 (0,57% para 0,56%)
• Cabo Serviços: 50.321 (manteve 0,26%)
• Copel (prefeitura de Londrina): dados não são divulgados desde julho, quando a operadora possuía 2.590 assinantes em julho, ou 0,01% do mercado)
• Demais grupos: 362.675 (1,81% ara 1,86%)
• Total: 19.479.896 (100%)
A indústria de TV por assinatura no Brasil encerrou o mês de julho com 19.479.896 assinantes, 100.109 a menos do que o total registrado em agosto, uma leve queda de 0,51%. Os dados são da Anatel. Com o resultado, o setor mantém a trajetória de perda de clientes (“churn” no jargão técnico) que vinha sendo constatada desde abril e havia sido interrompida em julho :
• Abril: -849
• Maio: -42.535
• Junho: -113.202
• Julho: +32.366
• Agosto: -58.133
• Agosto: -100.109
A densidade passou de 29,53%, em agosto, para 29,36% em setembro.
O recuo da base de assinantes foi disseminada entre todas as regiões do país: Nordeste (-0,9%7), Centro-Oeste (-0,83%), Sul (-0,82%), Norte (-0,70%) e Sudeste (-0,30%).
Os números da TV por assinatura em setembro de 2015, por região (a densidade é determinada pelo número de acessos a cada 100 domicílios):
• Nordeste: 2.323.181 assinantes, 20.590 a menos do que em agosto (densidade de 13,41%)
• Centro-Oeste: 1.405.965 assinantes, 11.904 a menos (27,33%)
• Sul: 2.954.581 assinantes, 24.601 a menos (29,12%)
• Norte: 827.903 assinantes, 5.885 a menos (16,88%)
• Sudeste: 11.968.266 assinantes, 37.129 a menos (41,52%)
• Brasil: 19.479.896 assinantes, 100.109 a menos (29,36%)
Tecnologia - A tecnologia DTH (direct-to-home), que transmite o sinal por miniantena parabólica, como a Sky, atingiu uma participação de mercado de 59,49% em setembro, abaixo do resultado de agosto (59,84%). O cabo ganhou mercado quase na mesma proporção (de 39,35% em agosto para 39,65% em setembro), enquanto o MMDS ficou estacionado em 0,06%. A TVA (0,02%) também não sofreu alteração.
Desde junho de 2014 a Anatel está incluindo os dados sobre a tecnologia FTTH (iniciais de Fiber-To-The-Home, ou fibra óptica), que está em lenta, mas contínua expansão. Em setembro o FTTH detinha 0,79% do mercado, contra 0,74% no mês anterior.
• DTH: 11.588.145 assinantes, 129.322 a menos do que em agosto
• Cabo: 7.724.324 assinantes, 20.570 a mais
• FTTH: 153.320 assinantes, 8.712 a mais
• MMDS: 10.854 assinantes, 69 a mais
• TVA: 3.253 assinantes, sem alteração
• Total: 19.479.896 assinantes, 100.109 a menos
Operadoras - Entre os quatro maiores grupos econômicos do setor, a Telecom Américas e a Telefônica ganharam mercado em setembro, enquanto Sky e Oi perderam. Vale destacar que a Anatel fez algumas alterações na lista de operadoras:
• Telmex (Claro, Embratel e NET): passou a se chamar “Telecom Americas”
• Big Brasil (opera em algumas localidades no interior de Minas Gerais e São Paulo): passou a se denominar “Blue”
• Sky/Directv: mudou para “Sky/AT&T”
• GVT (Vivendi): seus dados passaram a ser contabilizados para a Telefônica/Vivo
Número de assinantes por grupo econômico, em setembro de 2015:
• Telecom Americas (NET/Embratel/Claro): 10.133.097 (51,89% de participação em agosto para 52,02% em setembro)
• Sky/AT&T: 5.537.956 (28,64% para 28,43%)
• Telefônica: 1.836.994 (somando os acessos da GVT, sua participação saltou de 4,10% para 9,43%)
• Oi: 1.170.538 (6,03% para 6,01%)
• Blue: 149.151 (manteve 0,77%)
• NossaTV: 130.443 (0,66% para 0,67%)
• Algar: 108.721 (0,57% para 0,56%)
• Cabo Serviços: 50.321 (manteve 0,26%)
• Copel (prefeitura de Londrina): dados não são divulgados desde julho, quando a operadora possuía 2.590 assinantes em julho, ou 0,01% do mercado)
• Demais grupos: 362.675 (1,81% ara 1,86%)
• Total: 19.479.896 (100%)
Fonte: Cidade Biz - 17/11/2015
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