Governo impõe limites contra 'juros abusivos' do crédito consignado privado
Publicado em 28/04/2026 , por G1
Decisão define uma taxa de referência para o cálculo dos juros. Instituições que cobrarem taxas acima da média do mercado poderão ser notificadas e até suspensas do programa Crédito do Trabalhador, informou o Ministério do Trabalho.
O governo federal passou a prever punições para bancos que cobrarem taxas de juros “muito acima” da média do mercado no crédito consignado privado, informou o Ministério do Trabalho e Emprego nesta segunda-feira (27).
- A modalidade prevê o desconto das parcelas diretamente na folha de pagamento dos trabalhadores — o que funciona como garantia para o empréstimo. Por isso, o consignado costuma ter juros mais baixos do que outras linhas de crédito.
A decisão foi tomada no fim da última semana pelo Comitê Gestor das Operações de Crédito Consignado. A medida não estabelece um teto específico de juros, mas define uma taxa de referência para o cálculo das cobranças.
Atualmente, a taxa média de juros dessas operações é de 3,66% ao mês, segundo o ministério.
A medida também limita a 1 ponto percentual a diferença entre os juros nominais do contrato e o custo efetivo total, que inclui tributos e seguro.
Segundo o banco, embora o governo não tenha imposto uma taxa máxima para a modalidade, como ocorre no consignado do INSS, a medida “cria um precedente” e gera incerteza sobre a evolução da média dos juros ao longo do tempo.
Lançado em março de 2025, o programa Crédito do Trabalhador busca estimular a concessão de crédito com desconto em folha para trabalhadores do setor privado e tem impulsionado a demanda por essa modalidade de financiamento.
De acordo com o ministério, o programa já movimentou R$ 121 bilhões em empréstimos consignados, alcançando 9 milhões de trabalhadores em operações feitas por 97 instituições financeiras.
Também nesta segunda-feira, dados do Banco Central (BC) mostram que o endividamento das famílias alcançou 49,9% em fevereiro, o maior patamar da série histórica, iniciada em 2005.
A iniciativa voltada ao consignado será integrada a outra ação do governo, a ser anunciada nesta semana, voltada à renegociação de dívidas. A medida ocorre em meio ao aumento da inadimplência no país, o que pode afetar a percepção de bem-estar das famílias em um ano eleitoral, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve tentar a reeleição.
Fonte: G1 - 27/04/2026
Notícias relacionadas
- 12/06/2026 Juros do empréstimo pessoal recuam, mas taxa média ainda supera 160% ao ano
- 12/06/2026 Por que o PIX incomodou gigantes globais e gerou uma disputa silenciosa no mercado?
- 12/06/2026 Fim da 6×1 impactará indústria em R$ 267 bilhões, afirma Firjan
- 11/06/2026 'Vacina do Butantan contra dengue seria aprovada em qualquer lugar do mundo', diz ex-diretor da Anvisa
- 11/06/2026 Governo pode vetar ou recorrer ao STF contra renegociação de dívidas rurais, diz ministro
- 11/06/2026 'Pauta-bomba': Senado aprova renegociação de dívidas de grandes produtores rurais
- 11/06/2026 Senado aprova uso do Fundo do Pré-Sal para dívidas do agro
- 11/06/2026 Governo tenta impedir que verba arrecadada por CVM, BC e Coaf fique com os próprios órgãos
- 11/06/2026 TCU aprova contas de 2025 do governo Lula, mas faz alertas sobre dívida pública e uso de fundos
- 11/06/2026 Inflação nos EUA desacelera em maio, mas atinge 4,2% em 12 meses, maior patamar desde 2023
Notícias
- 12/06/2026 Juros do empréstimo pessoal recuam, mas taxa média ainda supera 160% ao ano
- Dívidas de paulistanos atingem maior nível em quatro anos, diz pesquisa
- Por que o PIX incomodou gigantes globais e gerou uma disputa silenciosa no mercado?
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)
