Lula deve anunciar novo programa de renegociação de dívidas nesta semana, diz Durigan
Publicado em 28/04/2026 , por Carta Capital
O endividamento das famílias brasileiras está em 49,9% – maior patamar da série histórica
O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta segunda-feira 27 que o presidente Lula (PT) deve anunciar nesta semana o novo programa de renegociação das dívidas. A expectativa é que a iniciativa para combater o endividamento esteja em funcionamento em maio.
“Vou levar ao presidente amanhã, para que nos próximos dias ele anuncie”, disse após uma reunião com os principais bancos do País. Ainda conforme o ministro, ficou acordado com as instituições financeiras que as taxas de juros para as renegociações devem ser menores que as praticadas normalmente. A expectativa é de chegar em descontos de até 90%.
Sem dar detalhes, o ministro da afirmou que o governo deve liberar, com restrições, o uso do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para abater dívidas.
“A limitação que vai ter para a garantia do próprio fundo é um percentual do saque. Então um saque limitado, dentro do programa. Um saque vinculado ao pagamento da dívida do programa, mas não necessariamente sendo maior do que a dívida”, explicou.
O endividamento das famílias, que está em 49,9% – maior patamar da série histórica – é alvo de preocupação do governo. Segundo o Relatório de Estatísticas Monetárias e de Crédito, divulgado nesta segunda-feira, comprometimento da renda das pessoas físicas é de 29,7%.
Notícias relacionadas
- 22/06/2026 Ex-Sanofi, Opella acelera corrida pela liderança em saúde do consumidor
- 22/06/2026 Demanda recorde por rede elétrica leva espera a até 5 anos e põe indústria e data centers em disputa
- 22/06/2026 CNI vai propor a pré-candidatos fim de ganho real para aposentadorias e outras medidas na área fiscal
- 22/06/2026 Segundo lote de restituição do IR 2026 terá consulta liberada nesta terça; veja calendário
- 19/06/2026 O que pesa contra líder do governo Lula no Senado alvo de nova fase de operação contra Banco Master
- 19/06/2026 Ressaca de endividamento e juro de equilíbrio no Brasil
- 18/06/2026 Comunicado do Copom traz sinais de que fim - do ciclo de cortes - está próximo
- 18/06/2026 Dólar reverte perdas e sobe para R$ 5,11 com apostas de alta de juros nos EUA; Bolsa cai
- 18/06/2026 Aposentados do INSS têm até sexta (19) para pedir ressarcimento de descontos nos Correios
- 18/06/2026 Para analistas, BC sinaliza que convergência da inflação para a meta ficará para 2028
Notícias
- 22/06/2026 Ford do Brasil faz recall de Bronco Sport e Maverick e pede que unidades afetadas não sejam dirigidas
- CNI vai propor a pré-candidatos fim de ganho real para aposentadorias e outras medidas na área fiscal
- IRPF 2026: Receita abre consulta ao 2º lote de restituição esta semana
- Vinte de 69 produtos juninos registram variações de preço superiores a 80%, aponta pesquisa do Procon-SP
- Segundo lote de restituição do IR 2026 terá consulta liberada nesta terça; veja calendário
- Serasa: Consignado CLT mais que dobra em um ano, mas valor médio cai 73%
- Alckmin: aumento para 32% do etanol na gasolina será aprovado na 4ª
- Demanda recorde por rede elétrica leva espera a até 5 anos e põe indústria e data centers em disputa
- Ex-Sanofi, Opella acelera corrida pela liderança em saúde do consumidor
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)
