Equipamentos de UPA do DF estão há 3 anos parados; Tribunal de Contas cobra explicação
Publicado em 13/03/2026 , por G1
Corte aponta que, mesmo com contrato com empresa de manutenção, aparelhos continuam sem funcionar. Iges não se manifestou.
O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) deu 15 dias para o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges) se manifestar sobre equipamentos hospitalares que estão parados na UPA Ceilândia II desde 2023.
De acordo com o tribunal, são equipamentos como ventiladores mecânicos e monitores cardíacos. A reportagem entrou em contato com o Iges, mas não obteve retorno.
O TCDF afirma que o Iges tem um contrato de R$ 9,8 milhões firmado com uma empresa de manutenção. Já houve aditivos ao acordo, levando o repasse à soma de R$ 34 milhões. Mesmo assim, as manutenções não são feitas, aponta o tribunal.
Ainda segundo a representação, há irregularidades nos ajustes de contrato feito entre o instituto e a empresa:
- falhas na execução dos serviços de manutenção;
- justificativas frágeis da contratada para a falta de conserto dos equipamentos;
- ausência de inventário e de documentos obrigatórios sobre as máquinas com defeito.
Mesmo após falhas na execução do contrato terem sido apontadas, a Secretaria de Saúde autorizou os aditivos, segundo a corte. O documento aponta ainda que a empresa também expandiu a sua atuação para o Hospital Cidade do Sol, em Ceilândia, com aumentos de 6,35% a 28% nos valores dos contratos.
Fonte: G1 - 13/03/2026
Notícias relacionadas
- 12/06/2026 Justiça manda prender novamente ex-auditor suspeito de fraudes com ICMS em SP
- 12/06/2026 Dívidas de paulistanos atingem maior nível em quatro anos, diz pesquisa
- 11/06/2026 Governo pode vetar ou recorrer ao STF contra renegociação de dívidas rurais, diz ministro
- 11/06/2026 'Pauta-bomba': Senado aprova renegociação de dívidas de grandes produtores rurais
- 11/06/2026 Governo tenta impedir que verba arrecadada por CVM, BC e Coaf fique com os próprios órgãos
- 11/06/2026 TCU aprova contas de 2025 do governo Lula, mas faz alertas sobre dívida pública e uso de fundos
- 11/06/2026 Copa e bets elevam risco de fraudes via Pix e colocam empresas em alerta
- 11/06/2026 Senado avança com pautas-bomba enquanto 6×1 segue com calendário indefinido
- 11/06/2026 SP cria cadastro positivo para incentivar pagamento de dívidas tributárias por empresas
- 10/06/2026 Quem é a Teka, centenária indústria têxtil de SC que teve a falência cancelada pela Justiça
Notícias
- 12/06/2026 Juros do empréstimo pessoal recuam, mas taxa média ainda supera 160% ao ano
- Dívidas de paulistanos atingem maior nível em quatro anos, diz pesquisa
- Por que o PIX incomodou gigantes globais e gerou uma disputa silenciosa no mercado?
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)
