Preço do café moído fica 77% mais caro em um ano
Publicado em 14/04/2025 , por Valéria Luizetti

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café, em 2024, foram consumidas 21,9 milhões de sacas, um aumento de 1,1% em relação ao ano anterior
Nesta segunda-feira (14), é o Dia do Café, uma data que homenageia uma das maiores paixões nacionais. No entanto, a comemoração deste ano veio acompanhada de um alerta preocupante: o preço do café moído subiu 77% em um ano. Segundo dados do IBGE, o café moído subiu mais de 30% apenas neste ano, totalizando um aumento de 77,8% nos últimos 12 meses. Apesar do aumento, muitos consumidores ainda valorizam a experiência proporcionada pela bebida.
O especialista em extração de café, Johann Emmerich, explicou que o cultivo do café requer cuidados especiais, como irrigação e adubação, além da escolha da variedade da planta, que pode influenciar na resistência a mudanças climáticas e na complexidade da bebida. O clima tem sido um desafio para os produtores, com altas temperaturas e secas afetando safras em regiões como o sul de Minas e o Espírito Santo. A escolha da variedade é crucial, pois algumas são mais resistentes, enquanto outras, embora mais delicadas, oferecem uma bebida mais complexa. Esses fatores contribuem para o aumento dos custos de produção, refletindo no preço final do produto.
Apesar dos desafios enfrentados pelos produtores, o consumo de café no Brasil continua em alta. Restaurantes, lanchonetes e padarias têm inovado para atrair os amantes do café, investindo em doces como tiramisu, bolos, cheesecakes e sorvetes de café. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café, em 2024, foram consumidas 21,9 milhões de sacas, um aumento de 1,1% em relação ao ano anterior. O Brasil mantém sua posição como o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
Fonte: Jovem Pan - 14/04/2025
Notícias
- 15/04/2025 Mercado financeiro eleva projeção para o PIB, mas mantém estimativas para inflação e juros
- Veja os 10 golpes mais aplicados contra clientes bancários em 2024
- Governo corrige tabela do Imposto de Renda com medida provisória
- Ovo de Páscoa: como identificar ''chocolate fake" pelo rótulo
- Conab abre inscrições para concurso com mais de 400 vagas em todo o Brasil
- Uma distorção que custa caro ao consumidor
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)