Bancos brasileiros elevam projeções de crescimento do crédito para 2025
Publicado em 08/04/2025

Pesquisa da Febraban também colheu estimativas para o ano que vem, quando a carteira deve crescer em ritmo menos acelerado
Os bancos brasileiros revisaram suas previsões para o crescimento do crédito em 2025, elevando a expectativa de 8,5% para 8,6%. Essa informação foi divulgada em uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O aumento na projeção é impulsionado principalmente pelo crédito com recursos livres, que passou de 8,1% para 8,2%. Além disso, as previsões para o crédito destinado às empresas também foram ajustadas, subindo de 7,1% para 7,2%. No que diz respeito aos empréstimos para pessoas físicas, a expectativa cresceu de 8,6% para 9%. As estimativas para as linhas de crédito direcionadas, por sua vez, permaneceram inalteradas em 9%.
“A pesquisa captou que os bancos seguem projetando um bom crescimento da carteira de crédito neste ano, apesar do ambiente de juros elevados e de todas as incertezas no cenário econômico, internacional e local”, diz em nota o diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban, Rubens Sardenberg. De acordo com ele, o movimento positivo na carteira livre de pessoas físicas pode ser atribuído em parte ao mercado de trabalho ainda aquecido. “Mas, também pode ser consequência da reformulação do consignado destinado aos funcionários do setor privado, que tem mostrado uma boa demanda já neste início de operação”, afirma.
Na inadimplência da carteira com recursos livres, a expectativa dos bancos passou de 4,6% de atraso no final deste ano para 4,7%. A pesquisa também colheu estimativas para o ano que vem. Na visão dos bancos, a carteira de crédito deve crescer em ritmo menos acelerado, de 7,8% em relação a este ano. Por outro lado, o índice é 0,1 ponto porcentual maior que o esperado em fevereiro. A pesquisa da Febraban ouviu 21 bancos entre os dias 25 e 31 de março.
Fonte: Jovem Pan - 07/04/2025
Notícias
- 17/04/2025 Dificuldades financeiras e preços altos afetam a Páscoa de 38% dos brasileiros, diz Serasa
- Presidente da Petrobras diz querer evitar trazer guerra comercial para preços
- Conta de luz: desconto para mais pobres pode custar R$ 4,5 bilhões para outros consumidores
- Hurb é multada e tem atividades comerciais suspensas
- Aposentados e pensionistas do INSS podem consultar antecipação do 13º
- É possível penhorar restituição do Imposto de Renda de devedor, decide STJ
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)