Brasil tem saldo recorde de empregos formais e cria 432 mil vagas com carteira assinada em fevereiro
Publicado em 31/03/2025

Na comparação com o mesmo trimestre de 2024, 1,565 milhão de vagas com carteira foram criadas no setor privado
Emprego com carteira assinada atingiu nível recorde de trabalhadores no trimestre terminado em fevereiro, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O trimestre encerrado em fevereiro mostrou uma abertura de 432 mil vagas com carteira assinada no setor privado. Na comparação com o mesmo trimestre de 2024, 1,565 milhão de vagas com carteira foram criadas no setor privado. O total de pessoas com carteira assinada no setor privado subiu a 39,560 milhões de trabalhadores no trimestre até fevereiro, um recorde na série histórica iniciada em 2012. Já o contingente de trabalhadores sem carteira assinada no setor privado ficou em 13,542 milhões de pessoas.
O resultado significa 861 mil de vagas a menos nessa condição do que no trimestre anterior. Em relação ao trimestre até fevereiro de 2024, foram criadas 252 mil vagas sem carteira no setor privado. O trabalho por conta própria aumentou em 6 mil pessoas em um trimestre, para um total de 25,867 milhões de trabalhadores. O resultado representa 434 mil pessoas a mais trabalhando nesta condição na comparação com o mesmo período do ano anterior. O número de empregadores recuou em 46 mil em um trimestre, para 4,305 milhões de pessoas. Em relação a um ano antes, o total de empregadores teve um aumento de 94 mil pessoas.
O País teve uma queda de 300 mil pessoas no trabalho doméstico em um trimestre, para um total de 5,697 milhões de pessoas. O resultado representa recuo de 219 mil trabalhadores ante o mesmo trimestre do ano anterior. O setor público teve 496 mil pessoas a menos no trimestre terminado em fevereiro ante o trimestre encerrado em novembro, para um total de 12,351 milhões de ocupados. Na comparação com o trimestre até fevereiro de 2024, foram abertas 334 mil vagas no setor público.
Fonte: Jovem Pan - 28/03/2025
Notícias
- 01/04/2025 Declaração pré-preenchida completa do Imposto de Renda já está disponível
- Concurso Censo Estudantil oferece mais de 3 mil vagas no país
- Mercado reduz previsão para expansão da economia em 2025
- Dia da Mentira: Procon-AM alerta consumidores a não caírem nas pegadinhas de consumo
- ‘Taxa das blusinhas’: 10 Estados elevam ICMS de 17% para 20% a partir da terça-feira
- Banco é condenado a indenizar consumidor por cancelamento de conta e bloqueio de valores
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)