Judiciário determina fornecimento de medicação para jovem diagnosticado com doença rara
Publicado em 28/03/2025
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio da 15ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, determinou que o Estado do Ceará forneça, em um prazo de 20 dias úteis, o medicamento nivolumabe para jovem diagnosticado com linfoma de Hodgkin. A decisão foi proferida nessa quarta-feira (26/03), dois dias úteis após o início da tramitação na Justiça. Antes, o caso passou pela emissão de nota técnica do Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário (NAT-JUS).
Consta nos autos que o jovem, diagnosticado com câncer desde 2021, seguiu fazendo tratamentos quimioterápicos e radioterápicos, fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mesmo após transplante e células-tronco, realizado em 2024, a doença progrediu.
Após indicação médica para utilização do nivolumabe por 12 meses como o tratamento indicado, o jovem solicitou o medicamento junto à Secretaria de Saúde Estadual, obtendo resposta negativa. Inconformado, ingressou com ação na Justiça (nº 3018500-47.2025.8.06.0001), requerendo o fornecimento de 24 ampolas da medicação, totalizando o valor de R$ 219.802,80, em tutela de urgência.
Com a nota técnica emitida pelo NAT-JUS, o juiz da 15ª Vara da Fazenda Pública, Bruno Gomes Benigno Sobral, determinou que o Estado forneça o medicamento no prazo de 20 dias úteis. “Há comprovação, à luz da medicina baseada em evidências, da eficácia, acurácia, efetividade e segurança do fármaco, conforme nota técnica confeccionada para o caso em tela, que corroboram com as de casos similares juntadas pela parte autora”, afirmou, em decisão.
O magistrado também ressaltou que “a situação se enquadra na hipótese de preservação da vida humana, tendo como elemento viabilizador a adoção de medida jurisdicional temporária em face da caracterização do dano iminente, notadamente porque a medida perseguida está vinculada a assegurar o direito à vida e à saúde do cidadão”.
NAT-JUS
Desde que foi criado, em 2016, o Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário (Nat-Jus) do TJCE já emitiu 2.511 notas técnicas atendendo às solicitações de magistradas e magistrados, sendo 189 somente este ano. Os pareceres, que avaliam a real necessidade e possibilidade do tratamento requerido pelo(a) paciente, são elaborados por médicos(as) e farmacêuticos(as) para auxiliar as juízas e os juízes nas decisões judiciais que envolvam Direito à saúde.
As notas técnicas podem ser consultadas no Portal do TJCE. Clique AQUI para conferir.
Fonte: TJCE - Tribunal de Justiça do Ceará - 27/03/2025
Notícias
- 31/03/2025 Mês do consumidor tem quase 100 mil reclamações, aponta Senacon
- Brasil tem saldo recorde de empregos formais e cria 432 mil vagas com carteira assinada em fevereiro
- Preço máximo de medicamentos sobe nesta segunda; veja o que muda
- Governo deve antecipar 13º de aposentados e pensionistas
- Anvisa suspende interdição de venda de creme dental da Colgate
- Carga tributária brasileira chega a 32% do PIB em 2024
- Saiba como declarar o recebimento de aluguéis no Imposto de Renda
- Cancelamento de plano de saúde de aposentada por invalidez causa dano moral presumido
- Homem vítima de fraude em financiamento de veículo deve ser indenizado
- Justiça limita descontos a 30% da renda de superendividada
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)