Ministro pede calma a quem procura consignado para CLT
Publicado em 25/03/2025 , por Luís Felipe Granado

Mais de 40 milhões de simulações foram feitas no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital desde a última sexta-feira (21)
Diante da grande procura dos trabalhadores pelo Crédito do Trabalhador, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, pede cautela aos interessados na hora de contratar o crédito consignado. Ele recomenda que aguardem as 24 horas para receber todas as ofertas dos bancos e, assim, escolher a proposta com a menor taxa de juros.
“O trabalhador precisa ter calma para analisar a melhor proposta”, alerta Marinho. A prestação mensal do empréstimo não pode ultrapassar 35% do salário.
Desde sexta-feira (21), o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) registrou mais de 40 milhões de simulações de empréstimo, com 4,5 milhões de solicitações e 11 mil contratos fechados. O volume de acessos está 12 vezes acima da média dos últimos três meses.
O Crédito do Trabalhador entrou em vigor na sexta-feira (21), beneficiando 47 milhões de trabalhadores com carteira assinada, incluindo domésticos, rurais e empregados do MEI. A contratação só pode ser feita pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, mas, a partir de 25 de abril, todos os bancos poderão oferecer o crédito em suas próprias plataformas.
Para acessar o consignado, o trabalhador deve autorizar a consulta de seus dados no app da Carteira de Trabalho Digital. Em até 24 horas, ele recebe as ofertas e pode fechar negócio diretamente com a instituição financeira. O empréstimo permite usar até 10% do saldo do FGTS como garantia ou 100% da multa rescisória em caso de demissão. Se desistir, o trabalhador tem sete dias para devolver o valor integral.
O Serasa aponta que o empréstimo consignado oferece taxas de juros mais baixas e parcelas descontadas diretamente da folha de pagamento, reduzindo o risco de inadimplência. Embora o empréstimo pessoal seja mais acessível, possui taxas mais altas e há menos garantias de pagamento.
Vantagens
Segundo o Serasa, os benefícios da modalidade são:
- • Facilidade no pagamento: as parcelas do empréstimo são descontadas do salário, evitando atrasos e cobrança de juros extras. Ainda, o pagamento automático ajuda a manter as finanças organizadas
- • Taxas de juros reduzidas: o pagamento automático reduz as chances de inadimplência, permitindo a oferta de juros mais baixos.
- • Prazo de pagamento mais longo: o consignado privado oferece prazos mais longos, sendo possível dividir o valor total em parcelas menores e mais acessíveis.
- • Possibilidade de contratar mesmo estando negativado: o desconto automático das parcelas permite que negativados contratem o empréstimo consignado privado.
Fonte: economia.ig - 23/03/2025
Notícias
- 02/04/2025 Caixa emprestou mais de R$ 500 milhões no consignado privado até esta segunda-feira
- Empresa do setor de óleo e gás anuncia programa de estágio
- Dino manda Estados e municípios prestarem contas sobre emendas Pix e alerta sobre novo bloqueio
- Anvisa faz alerta sobre tentativa de golpe com e-mail falso
- MPF denuncia 13 ex-executivos da Americanas por fraudes de R$ 25 bilhões
- Novas regras para emissão de notas fiscais por MEIs começam a valer nesta terça
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)