Veja cinco maneiras estratégicas de aproveitar o valor do FGTS
Publicado em 17/03/2025 , por Marcia Bessa Martins
Pagar dívidas, investir nos estudos, cobrir despesas médicas são algumas das utilidades
Uma alternativa que tem sido utilizada por milhares de brasileiros que desejam quitar suas dívidas e equilibrar suas finanças é o empréstimo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) . Mas esse é um recurso que também pode ser direcionado para outras finalidades.
É o que afirma Gabriel Pérgola, CEO e fundador da fintech Up.p, Segundo ele, uma opção de crédito vinculada ao FGTS é o Saque-Aniversário.
Com acesso ágil e descomplicado, o beneficiário consegue realizar o saque no mês de nascimento. Com isso, não é necessário aguardar uma vez por ano para retirar esse valor, pois com o suporte de instituições financeiras, é possível antecipar o empréstimo.
“Essa antecipação do Saque-Aniversário do FGTS via empréstimos proporciona mais liberdade aos trabalhadores. É possível utilizar esse recurso de forma planejada para diferentes necessidades. Porém, antes de optar por essa modalidade, é essencial analisar as condições oferecidas pelas instituições financeiras e definir a melhor estratégia para utilizar o valor”, ressalta.
Pérgola elenca outras finalidades para as quais o empréstimo do FGTS pode ser utilizado.
Uma delas é a cobertura de despesas médicas e emergenciais. Em casos de necessidade de acesso rápido a recursos financeiros, o empréstimo do FGTS pode ser utilizado para cobrir consultas, exames, internações, cirurgias ou até mesmo a compra de medicamentos.
Também pode ser utilizado para reparos urgentes na residência, em caso de necessidade de manutenções inesperada, seja um vazamento, problemas na rede elétrica ou a necessidade de reformas estruturais.
O empréstimo do FGTS também pode ser utilizado para investimento nos estudos, sendo direcionado pagamento de cursos técnicos e de idiomas ou até mesmo uma faculdade.
O trabalhador também pode utilizar para a geração de renda extra ou para empreender. Se a pessoa trabalhou como CLT e possui saldo inativo ou ativo no FGTS, é possível utilizar o empréstimo como capital inicial para abrir um pequeno negócio ou diversificar a renda. O valor pode ser usado para compra de equipamentos ou estoque de produtos, por exemplo.
Outra finalidade seria o planejamento financeiro e emergências futuras. Utilizar parte do empréstimo do FGTS para criar ou reforçar um fundo de emergência, de acordo com o CEO da fintech Up.p, pode garantir mais segurança e tranquilidade, evitando o endividamento em momentos de crise.
Ele ressalva, porém, que, antes de optar pelo empréstimo do FGTS, é essencial avaliar se essa é a melhor alternativa para a situação financeira.
Como se trata de um crédito antecipado, há a incidência de juros, que podem variar conforme a instituição financeira.
Por isso, antes de tomar essa decisão, vale a pena comparar as taxas, analisar outras opções de crédito disponíveis e considerar estratégias para utilizar o recurso da forma mais vantajosa possível.
Fonte: economia.ig - 13/03/2025
Notícias
- 02/04/2025 Caixa emprestou mais de R$ 500 milhões no consignado privado até esta segunda-feira
- Empresa do setor de óleo e gás anuncia programa de estágio
- Dino manda Estados e municípios prestarem contas sobre emendas Pix e alerta sobre novo bloqueio
- Anvisa faz alerta sobre tentativa de golpe com e-mail falso
- MPF denuncia 13 ex-executivos da Americanas por fraudes de R$ 25 bilhões
- Novas regras para emissão de notas fiscais por MEIs começam a valer nesta terça
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)