Semana do Consumidor: veja dicas para se proteger e evitar golpes durante as compras
Publicado em 13/03/2025
Clientes devem ficar atentos tanto em compras online quanto em lojas físicas, alertam especialistas
O próximo sábado, 15, marca o Dia do Consumidor, considerado pelo setor varejista como uma versão da Black Friday para o primeiro semestre do ano. Esta data é vista como uma oportunidade para os comerciantes promoverem suas vendas através de promoções e descontos significativos, e muitos já deram início às promoções na segunda-feira, 10.
Especialistas advertem que a data pode abrir brechas para golpes, e os clientes devem ficar atentos a tudo, inclusive aqueles inclinados a seguir dicas de influenciadores. “Embora muitos ‘influencers’ sejam confiáveis, alguns podem promover produtos de qualidade duvidosa. Antes de comprar, pesquise sobre o produto e verifique avaliações de outros consumidores. Não confie apenas na palavra do ‘influencer’. Verifique a credibilidade e imparcialidade da recomendação”, afirma a advogada Antonielle Freitas, especialista em proteção de dados do Viseu Advogados.
Embora sejam muito mais associados a transações online, os golpes também podem ser aplicados em lojas físicas, segundo a advogada Renata Abalém, diretora jurídica do Instituto de Defesa do Consumidor e do Contribuinte (IDC). “Existem riscos de golpes em lojas físicas e precisamos ficar atentos com pagamentos em dinheiro e checar a autenticidade das notas, já que notas falsas podem ser um problema”, diz.
Em relação ao pagamento com cartões, Renata orienta ao cliente ficar atento se o terminal de pagamento não apresenta dispositivos estranhos que possam clonar o cartão. “Nunca perca o cartão de vista: ao pagar com cartão, certifique-se de que o cartão nunca sai do seu campo de visão”.
Para você Confira abaixo uma relação de dez dicas para evitar golpes formuladas a partir das orientações das duas especialistas.
- Pesquise sobre a empresa e o produto e verifique avaliações e reputação antes de comprar;
- Desconfie de ofertas muito vantajosas: promoções exageradas podem ser um sinal de alerta;
- Utilize sites e métodos de pagamento confiáveis que ofereçam proteção ao consumidor; a mesma atenção vale para o método de pagamento;
- Verifique a segurança do site. A dica é procurar pelo cadeado na barra de endereço e URLs que começam com “https”;
- Não forneça dados sensíveis em sites duvidosos ou por comunicações não solicitadas, proteja seus dados pessoais;
- Conheça seus direitos e as políticas da loja em relação aos prazos de entrega e política de devolução;
- Compare preços: monitorar variações é importante para evitar pagar a “metade do dobro”;
- Em lojas físicas, é melhor pagar com cartões do que em dinheiro, já que as notas podem ser adulteradas;
- Desconfie de cupons e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais: verifique a autenticidade antes de usar;
- Use antivírus atualizado e evite redes Wi-Fi públicas ao fazer compras online.
O que é o Dia do Consumidor?
No ano de 2024, o Dia do Consumidor gerou um faturamento de R$ 602,8 milhões, e há uma perspectiva positiva para o ano de 2025, apesar dos obstáculos econômicos enfrentados, de acordo com informações da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP).
Denominado oficialmente Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, a data foi criada em 1962, quando o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, falou em um discurso sobre o direito do consumidor à segurança, à escolha, à informação e a ser ouvido. O discurso pode ser conferido na íntegra neste link (em inglês).
Apesar de ter sido criado em 1962, ele só passou a ser comemorado (e explorado pelo comércio) em 1983, quando a Consumers International, uma entidade mundial de comércio, passou a celebrar a data.
Fonte: Estadão - 13/03/2025
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