Diretora da Aneel vota por redução tarifária média de 5,76% para consumidores da Light
Publicado em 12/03/2025

Nova tarifa vigorará a partir de 15 de março, mas ainda não há entendimento entre os diretores sobre o porcentual de reajuste
A diretora da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Ludimila Silva voltou no período da tarde desta terça-feira, 11, para uma redução tarifária média de 5,76% para consumidores da Light. Na classificação por grupos, o voto da diretora foi por um alívio de 2,08% para os consumidores em alta tensão e 7,19% para os consumidores em baixa tensão.
O tema foi debatido mais cedo e voltou à pauta após pedido de vista de Ludimila Silva. A nova tarifa vigorará a partir de 15 de março, no sábado, mas ainda não há entendimento entre os diretores sobre o porcentual de reajuste.
O alívio na tarifa poderia chegar a 11,96%, em média. A diretoria foi unânime em avaliar que há necessidade de diferimento tarifário desse porcentual.
Esse mecanismo permite adiar parte dos reajustes tarifários - inclusive a redução na tarifa - para evitar variações bruscas nas contas de luz dos consumidores. Há projeção preliminar de aumento em 9,94% em 2026.
O diretor e relator, Fernando Mosna, votou pela redução tarifária média de 0,63% em 2025, pensando em estabelecer uma espécie de "reserva tarifária" para o próximo ano.
Ele contrariou nesta terça a redução tarifária média de 5,76% para consumidores da Light. O debate segue na reunião pública.
Fonte: O Dia Online - 11/03/2025
Notícias
- 03/04/2025 Amazon apresenta proposta para comprar TikTok em meio à crise com os EUA
- Vivo é multada R$ 6 mil por exigir CPF de clientes em MG
- Produção industrial registrou quinto mês consecutivo sem crescimento, aponta IBGE
- Galípolo anuncia uso de Pix como garantia de empréstimos
- Trump anuncia ''tarifaço'', incluindo taxa de 10% para o Brasil
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)