Congresso retoma atividades pós-feriado com foco em ‘restos a pagar’ e Orçamento de 2025
Publicado em 12/03/2025 , por Matheus Oliveira
Proposta, já aprovada pelo Senado, pode liberar R$ 4,67 bilhões que estão acumulados desde 2019, permitindo a continuidade de projetos e a prorrogação da validade dos recursos orçamentários
O Congresso Nacional retoma suas atividades após o feriado nesta terça-feira (11) com foco na votação do projeto que trata dos “restos a pagar” do Orçamento na Câmara dos Deputados. Essa proposta, que já recebeu aprovação do Senado em fevereiro, pode liberar um total de R$ 4,67 bilhões que estão acumulados desde 2019, permitindo a continuidade de projetos e a prorrogação da validade dos recursos orçamentários. Os parlamentares acreditam que essa iniciativa pode ser crucial para a retomada de obras que estão paralisadas. Enquanto isso, o Senado se prepara para realizar reuniões em cinco comissões e também dará continuidade à CPI das Bets, que investiga o setor de apostas esportivas.
Na Câmara, além da votação do projeto dos restos a pagar, há um total de dez propostas que contam com o consenso entre os líderes. Entre essas propostas, destaca-se a possibilidade de movimentação da conta do FGTS em situações de nascimento ou adoção. No Senado, a pauta inclui a votação de projetos que envolvem o Sistema Único de Saúde (SUS) e a matrícula de filhos de servidores públicos.
Os líderes também estão em negociações sobre o Orçamento de 2025, que está agendado para ser votado na Comissão Mista de Orçamento (CMO) na próxima semana. O líder do governo, Randolfe Rodrigues, enfatizou que a prioridade atual é a aprovação do Orçamento. Além disso, a CMO irá analisar duas medidas provisórias que visam a abertura de créditos extraordinários.
Fonte: Jovem Pan - 11/03/2025
Notícias
- 07/04/2025 INSS pagará primeira parcela 13º a partir de 24 de abril
- Alerta geral! Quem informa o CPF nas compras pode estar correndo um risco
- Função do Pix parcelado pode ser lançada em setembro
- Carro de leilão é bom negócio? Conheça o mercado e entenda se vale adquirir veículos da modalidade
- CNU abre mais de 6.000 vagas para servidores federais e representa maior contratação da última década
- STF forma maioria para excluir do limite de despesa a verbas próprias do Judiciário da União
- Em 2024, a taxa de informalidade alcançou 31,77%, o maior índice desde 2012, mesmo com a taxa de desemprego registrada em 6,6%, a mais baixa no mesmo período
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)