Turismo deve subir 4,2% em 2024, aponta Fecomercio
Publicado em 16/12/2024
Crescimento é impulsionado principalmente pelo aumento das viagens corporativas, especialmente em São Paulo, onde feiras e eventos estão em alta
O setor de turismo no Brasil está prestes a vivenciar uma recuperação notável em 2024, após enfrentar desafios significativos durante a pandemia. De acordo com a Federação do Comércio (Fecomércio), as projeções indicam que o turismo deve gerar mais de R$ 200 bilhões no próximo ano. Este valor representa um aumento de 4,2% em relação às estimativas de 2023, sinalizando um retorno robusto para a indústria. O crescimento é impulsionado principalmente pelo aumento das viagens corporativas, especialmente em São Paulo, onde feiras e eventos estão em alta, além de uma crescente demanda dos consumidores.
Vários fatores estão contribuindo para este cenário otimista. A redução do desemprego, que caiu para 6,2% no trimestre encerrado em outubro, é um dos principais impulsionadores. Além disso, o maior acesso ao crédito tem facilitado o consumo, beneficiando diretamente o setor de turismo. Entre os segmentos que devem se destacar, a locação de meios de transporte é projetada para crescer quase 12%, enquanto os setores de alimentação e alojamento devem registrar aumentos de 7,6% e 7,3%, respectivamente. Atividades culturais, recreativas e esportivas também estão previstas para crescer cerca de 7%.
Olhando para o futuro, a Fecomércio mantém uma perspectiva otimista para 2025, com a expectativa de que o setor atinja um novo recorde de faturamento, alcançando R$ 208 bilhões. No entanto, a entidade alerta para possíveis desafios que podem impactar o crescimento do turismo no país. A alta do dólar e o aumento das taxas de juros são fatores que podem influenciar negativamente o ritmo de expansão do setor.
Fonte: Jovem Pan - 16/12/2024
Notícias
- 30/12/2024 Estaremos em Férias até o dia 04/02/2025
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)