Ceia de Natal mais cara? Especialista dá dicas de como economizar no fim do ano
Publicado em 12/12/2024 , por Vinicius Lara
Produtos tradicionais da celebração tiveram alta de 8% em relação a 2023, conforme dados da Fipe
A ceia de Natal de 2024 promete pesar mais no bolso dos brasileiros. Produtos tradicionais da celebração tiveram alta de 8% em relação ao ano anterior, conforme dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Entre os maiores aumentos estão itens como o bacalhau (15,65%), peru (15,82%), morango (27,36%) e pêssego (13,23%). No entanto, o azeite lidera os aumentos, com um salto de 35,70% em comparação a 2023. Com isso, o custo médio da cesta natalina passou de R$ 383,80 para R$ 413,53.
Segundo a educadora financeira Aline Soaper, idealizadora do Instituto Soaper, a tendência é que os preços continuem subindo até o Natal.
"Os preços costumam aumentar com a proximidade da data porque a maioria das pessoas deixa as compras para a última hora. Após o Ano Novo, o comércio tende a fazer promoções. Para evitar pagar mais caro, o ideal é se planejar e comprar com antecedência", orienta Aline.
Embora os preços estejam elevados, há boas notícias. Alguns itens registraram queda, como o filé mignon (-11,22%) e o pernil (-10,41%), podendo haver trocas na hora de escolher as carnes da ceia.
Aline recomenda que as famílias estabeleçam um valor fixo para os gastos da ceia, com base na realidade financeira de cada grupo. "Esse valor deve ser dividido pelo número de participantes da celebração. É essencial evitar parcelamentos, pois eles podem se acumular com outras despesas", alerta.
Taxa Selic
Mesmo após o anúncio do aumento da taxa Selic, esse valor não deve interferir no preço da ceia de natal. Para o economista Geraldo Almeida, os valores atuais são consequência dos anúncios do Copom de meses anteriores. Entretanto, o especialista indica evitar parcelar contas do cartão de crédito por conta do novos valores de juros.
“A ceia de natal já está pré-fixada, o que pode ter é no especulativo se você comprar no cartão de crédito e parcelar. A inflação de Natal praticamente já está dada, mas tem um efeito no ano que vem. Por exemplo, se você foi parcelar cartão de crédito, você pode pegar um juros mais alto, por isso é bom ter cautela nas contas do começo do ano”, destaca Almeida.
Outra dica é buscar alternativas econômicas e usar a criatividade ao planejar o jantar natalino. "Trocar marcas mais famosas por outras mais acessíveis, optar por alimentos da estação e dividir a responsabilidade da ceia com outros membros da família são estratégias eficazes", sugere Aline.
Fonte: economia.ig - 12/12/2024
Notícias
- 30/12/2024 Estaremos em Férias até o dia 04/02/2025
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)