Endividamento familiar sobe 13% nas capitais brasileiras em dois anos
Publicado em 04/12/2024
De acordo com os dados divulgados pela Fecomércio, 78% das famílias no país enfrentam algum tipo de dívida; as capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal estão no topo da lista
Nos últimos dois anos, o endividamento das famílias brasileiras tem se tornado uma preocupação crescente, com um aumento de 13% no número de lares com contas atrasadas, conforme levantamento da Fecomércio. Atualmente, 78% das famílias no país enfrentam algum tipo de dívida, o que equivale a cerca de 12 milhões de lares. As capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal estão no topo da lista de endividamento, enquanto Palmas, no Tocantins, apresenta o menor índice entre as capitais. Especialistas da Fecomércio indicam que a alta concentração de dívidas em grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, está diretamente ligada à densidade populacional e ao crescimento demográfico acelerado.
No entanto, o aumento do endividamento em cidades fora desses grandes centros, como Vitória e Boa Vista, também é motivo de preocupação. Em contraste, as capitais da região Sul, como Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, têm registrado uma redução no endividamento, o que pode indicar uma gestão financeira mais eficaz ou condições econômicas locais mais favoráveis. A análise da distribuição geográfica do endividamento revela que 52% dos lares endividados estão localizados na região Sudeste, enquanto 19% estão no Nordeste.
Fonte: Jovem Pan - 03/12/2024
Notícias
- 24/12/2024 Pix bate recorde e registra 252 milhões de operações em um dia
- Como lidar com cancelamentos de voos e overbooking durante as viagens de fim de ano?
- Pesquisa aponta que 51% dos consumidores digitais compram por impulso
- Concessionária de energia indenizará mãe de criança que faleceu após choque elétrico
- Força-tarefa resgata 163 trabalhadores e interdita obra da BYD na Bahia
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)