Após Carrefour, Intermarché suspende venda de carne sul-americana na França
Publicado em 25/11/2024
Justificativa apresentada para essa decisão é a proteção da indústria e agricultura nacionais francesas; decisão é vista como pressão para impedir a assinatura do acordo Mercosul-UE
O Carrefour, rede de supermercados da França, anunciou nesta semana que não comercializará mais carnes provenientes do Mercosul. Seguindo o mesmo caminho, a rede de supermercados Intermarché também decidiu suspender a venda de carnes bovinas, suínas e de aves da América do Sul, especialmente de países como Argentina, Brasil e Uruguai. A justificativa apresentada para essa decisão é a proteção da indústria e agricultura nacionais francesas. Juntas, essas redes representam cerca de 35% do mercado francês, mas a medida será aplicada apenas na França. Curiosamente, o Carrefour continuará vendendo carnes sul-americanas em outros países, incluindo o Brasil, onde o impacto na balança comercial é mínimo, representando apenas 0,001% das importações brasileiras.
A decisão das redes francesas é vista por muitos como uma pressão do governo francês para impedir a assinatura do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que está em discussão desde os anos 1990. A França tem adotado uma postura protecionista, fazendo lobby dentro da União Europeia para bloquear o acordo. Enquanto isso, países como Alemanha e Espanha, que enxergam benefícios no acordo, tentam pressionar o governo de Emmanuel Macron a mudar de posição. No entanto, o presidente francês e outros líderes do país mantêm a oposição ao acordo. Para vetar a tramitação no Parlamento Europeu, a França precisaria do apoio de mais três países que representem 35% da população da União Europeia, algo que ainda não ocorreu, mantendo a possibilidade de assinatura no início do próximo ano.
No Brasil, a decisão do Carrefour gerou reações significativas. A Frente Parlamentar da Agricultura cogitou um boicote à rede, refletindo o descontentamento com a medida. Especialistas apontam que a decisão pode apelar para o sentimento nacionalista e protecionista no Brasil, mas acreditam que um boicote efetivo dependeria do impacto no consumidor. Até o momento, o Itamaraty e o governo brasileiro ainda não se posicionaram oficialmente sobre o assunto, mas a situação destaca as dificuldades na assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia.
Durante o G20, autoridades brasileiras reafirmaram a expectativa de assinatura do acordo, enquanto Macron reiterou que, nas condições atuais, a França não concordará. A necessidade de unanimidade entre os países da União Europeia para assinatura do acordo continua sendo um obstáculo significativo.
Fonte: Jovem Pan - 23/11/2024
Notícias
- 25/11/2024 68,1 milhões de consumidores estavam inadimplentes em outubro
- Etanol se mostra como opção mais vantajosa que gasolina em 11 Estados e no DF
- Prevent Sênior, Amil e mais 12 planos são processados por práticas abusivas; veja lista
- Trabalhadores recebem primeira parcela do décimo terceiro nesta semana
- Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda
- Custos de ultraprocessados e álcool ao SUS atingem R$ 28 bi por ano
- Juíza absolve acusados pela “lava jato” de abrir contas para lavagem de dinheiro
- Quais medidas devem ser incluídas no pacote de corte de gastos? Ex-diretor do BC analisa
- Terceira Turma reforma decisão que condenou plano de saúde a pagar exame realizado no exterior
- Plano de saúde é condenado por cancelamento de contrato de adolescente com TEA
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)