Chairman do PicPay fala sobre a criação do sistema precursor do Pix e elogia trabalho do BC
Publicado em 14/10/2024
José Antônio Batista expressou seu otimismo em relação ao futuro do Brasil e destacou o cenário econômico positivo durante o Fórum Esfera Internacional de Roma
Durante o Fórum Esfera Internacional de Roma, alguns dos principais empresários do Brasil discutiram a importância de investir em inovação para enfrentar as complexidades do ambiente de negócios no país. José Antônio Batista, chairman do PicPay, expressou seu otimismo em relação ao futuro do Brasil e destacou o cenário econômico positivo. Batista mencionou que o desemprego está em seu nível mais baixo e que os indicadores econômicos estão superando as expectativas. Ele ressaltou a necessidade de os empresários manterem uma postura otimista. “Empresário no Brasil tem que ser otimista porque o dia a dia tem muitas complexidades. No ano que vem, nossa economia seguirá boa”, afirmou.
O chairman da empresa de pagamentos também falou sobre o papel pioneiro do PicPay na criação de um sistema de transações instantâneas semelhante ao Pix. “O PicPay é o precursor do Pix. Em 2012, com o PicPay, o usuário podia fazer pagamento 24 horas, 7 dias por semana, sem custo, é o Pix antes do Pix. E quando começou, a gente falou, poxa, será que nós vamos brigar contra ele ou será que nós vamos abraçar ele? Nós o abraçamos e, imagina, nós somos uma instituição que estamos começando, hoje 11% de todo o Pix do Brasil já é feito pelo PicPay”, destacou.
Batista elogiou, ainda, a gestão de Roberto Campos Neto na presidência do Banco Central e também mostrou confiança em seu sucessor, Gabriel Galípolo. “Eu acho que o Campos Neto fez um excelente trabalho. A sucessão pelo Galípolo foi uma escolha excepcional, acho que vai ser uma pessoa ponderada, que vai continuar fazendo todo o trabalho”, disse.
Já Carlos Sanchez, presidente do Grupo NC, destacou que, apesar dos avanços tecnológicos, o Brasil ainda enfrenta desafios e precisa de mudanças profundas para acompanhar países como Coreia, Índia e China. Ele enfatizou a importância de contratar cientistas para promover inovação e criticou a Anvisa por focar mais em risco sanitário do que em inovação.
João Adibe, CEO da Cimed, falou sobre a digitalização de sua empresa e a importância de se conectar diretamente com o consumidor, destacando que essa estratégia tornou sua empresa uma das mais relevantes do setor no Brasil. Ele também alertou sobre a baixa adesão a medicamentos genéricos no país, citando a resistência da população.
Fábio Coelho, CEO do Google Brasil, por sua vez, ressaltou os 20 anos de investimento do Google no Brasil e a importância de uma visão clara de futuro para continuar avançando. Ele defendeu a atualização do Marco Legal da Internet e afirmou que a regulação deve ser equilibrada para não prejudicar o empreendedorismo. Coelho também destacou o papel do Brasil em questões climáticas e energéticas, mencionando eventos como o G20 e a COP30.
Fonte: Jovem Pan - 14/10/2024
Notícias
- 31/10/2024 Desemprego cai para 6,4% no trimestre encerrado em setembro, o menor nível de desocupação para o período na história
- 5 dicas para aprender a guardar dinheiro
- Em 3 meses, Voa Brasil vendeu 16 mil passagens a aposentados; governo prevê até 3 milhões de bilhetes em um ano
- Banco deve indenizar idosa por fraude em contrato consignado
- Câmara dos Deputados aprova segundo projeto da Reforma Tributária com 403 votos favoráveis
- Novidade: depósitos judiciais podem ser realizados por Pix
- BC lança consulta pública sobre regulamentação de Banking as a Service
- Leilão dos Correios tem roupas, livros, videogames e outros itens que ficaram parados; veja lista e como participar
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)