Golpe do PIX devolvido: o que é, como funciona e como não cair
Publicado em 06/09/2024
Neste tipo de golpe, a pessoa recebe um valor via PIX e os fraudadores conseguem estornar o valor em dobro.
O golpe do PIX devolvido tem feito várias vítimas pelo país. Neste tipo de golpe, a pessoa recebe um valor via PIX e os fraudadores conseguem estornar o valor em dobro.
Entenda como funciona , como não cair e o que fazer em casos de golpes como esse.
Como funciona o golpe do PIX devolvido?
Primeiro, o golpista envia um valor para a conta da vítima, via PIX. Depois, entra em contato e afirma que a transferência foi feita por engano.
No entanto, em vez de pedir para estonar o dinheiro na mesma conta que realizou a transferência, o fraudador informa outros dados bancários para receber o reembolso.
Após a vítima realizar a transação para a conta informada, o golpista entra com pedido de devolução por meio do Mecanismo Especial de Devolução (MED), uma ferramenta do Banco Central para pedir o estorno de forma automática, sem envolver o recebedor.
Desta forma, o golpista fica com o valor dobrado, pois recebe o da transferência realizada pela vítima e com o devolvido pelo mecanismo do BC.
Como evitar o golpe do PIX?
Após constatar o valor na conta, o reembolso pode ser feita usando apenas a ferramenta de devolução que está disponível nos bancos. Assim, o dinheiro volta para a conta da qual foi enviado, sem abrir margem para que o golpista alegue que ainda precisa do estorno.
Para encontrar a funcionalidade, basta clicar para ver detalhes do valor recebido. Ela pode ser descrita como "fazer reembolso", "devolver PIX" ou apenas "devolver", por exemplo.
Fui vítima do golpe do PIX. O que fazer?
A primeira medida é entrar em contato com a instituição financeira para informar sobre o ocorrido, e ela deverá entrar com um pedido de devolução, também realizado pela ferramenta MED.
Além disso, segundo orientações do BC, a vítima deve registrar um Boletim de Ocorrência.
Se o reembolso não for realizado, o correntista deve procurar o Procon, acionar a Justiça e entrar com uma reclamação no Banco Central.
Como funciona o MED?
A funcionalidade foi desenvolvida pelo BC justamente para evitar casos de golpe, crime ou duplicidade de transferência por erro do sistema. É importante ressaltar que a ferramenta não deve ser acionada em caso de engano.
O pedido de reembolso pode ser feito até 80 dias após o PIX enviado, e é feito por meio da instituição financeira, que tem 7 dias para avaliar o caso. Se positivo, a devolução total ou parcial deve ser feita em até 96 horas.
Fonte: economia.ig - 06/09/2024
Notícias
- 19/11/2024 Febraban diz que crédito deve crescer 0,8% em outubro
- Ministério do Esporte denuncia canais online por incentivo a apostas enganosas
- Haddad aguarda posição do Ministério da Defesa para anunciar pacote de corte de gastos do governo
- Serasa: 29% dos inadimplentes apostaram em bets para ganhar dinheiro rápido
- Leilão da Receita Federal tem Rolex, iPhone, entre outros; veja como dar lances
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)