Magalu indenizará cliente que teve nome negativado por erro de sistema
Publicado em 06/08/2024
O cliente teve uma compra registrada em duplicidade, o que resultou na inscrição indevida do seu nome nos órgãos de proteção ao crédito.
Juíza de Direito Diva Maria de Barros, do 13º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís/MA, determinou que a Magazine Luiza pague uma indenização de R$ 5 mil por danos morais a um consumidor. O caso envolveu a duplicidade de uma compra, que resultou na inscrição indevida do nome do cliente nos órgãos de proteção ao crédito.
O autor da ação relatou que adquiriu um tanquinho no valor de R$ 1.150,11 no Magazine Luiza. No entanto, a compra foi registrada duas vezes, levando o consumidor a solicitar administrativamente a correção.
Segundo o cliente, mesmo após o pedido, a duplicidade não foi solucionada, e seu nome foi inscrito como inadimplente. Diante dessa situação, o cliente recorreu à Justiça para solicitar indenização por danos morais.
Em sua defesa, a loja alegou que não havia registro de duplicidade em seus sistemas e que a compra original já havia sido cancelada e estornada.
Ao analisar o caso, a magistrada constatou falha administrativa por parte da loja. "É evidente a falha administrativa por parte da loja demandada (.) Logo, a inscrição do nome do autor em cadastros de maus pagadores foi completamente irregular", afirmou a juíza.
Acrescentou, ainda, que é responsabilidade da empresa tomar os devidos cuidados ao cadastrar clientes e contratos, e não do consumidor, que não pode ser prejudicado pela negligência da empresa, a qual contribuiu decisivamente para a inscrição do nome do reclamante em cadastros restritivos.
O número do processo não foi divulgado pelo tribunal.
As informações são do TJ/MA.
Fonte: migalhas.com.br - 05/08/2024
Notícias
- 19/11/2024 Febraban diz que crédito deve crescer 0,8% em outubro
- Ministério do Esporte denuncia canais online por incentivo a apostas enganosas
- Haddad aguarda posição do Ministério da Defesa para anunciar pacote de corte de gastos do governo
- Serasa: 29% dos inadimplentes apostaram em bets para ganhar dinheiro rápido
- Leilão da Receita Federal tem Rolex, iPhone, entre outros; veja como dar lances
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)