Governo divulga novo calendário do ‘Enem dos Concursos’
Publicado em 05/07/2024
Lista final de aprovados no CNU será divulgada em 21 de novembro; candidatos que desejarem cancelar sua inscrição poderão solicitar a devolução da taxa entre os dias 5 e 7 de julho
O governo federal anunciou nesta quinta-feira (4) o novo cronograma do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como o “Enem dos Concursos”. Inicialmente previstas para o dia 5 de maio, as provas foram adiadas para 18 de agosto devido às fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. Segundo o cronograma atualizado, a lista final de aprovados no CNU será divulgada em 21 de novembro, com a convocação para posse prevista para começar em janeiro de 2025. Para evitar novos adiamentos, mesmo em casos de eventos excepcionais, foi publicado um decreto que permite a realização de uma prova extraordinária para candidatos afetados por situações semelhantes à tragédia gaúcha.
A ministra Esther Dweck informou que candidatos que desejarem cancelar sua inscrição poderão solicitar a devolução da taxa entre os dias 5 e 7 de julho. Além disso, candidatos que fariam a prova no Rio Grande do Sul ou que residem no Estado poderão alterar a cidade de realização do exame no mesmo período. Os novos cartões de confirmação, indicando os locais de prova de cada candidato, serão divulgados em 7 de agosto. A ministra confirmou que a aplicação do exame está mantida nas dez cidades originalmente listadas no edital no RS.
O novo decreto permite a realização de uma prova extraordinária para candidatos afetados por eventos que impactem, no mínimo, 0,5% dos inscritos. Essas pessoas concorrerão a vagas suplementares, que serão autorizadas pelo Ministério da Gestão, caso existam cargos vagos disponíveis. A reserva para pessoas negras, com deficiência e indígenas será mantida conforme a legislação. O CNU oferece 6.640 vagas em 21 órgãos públicos, permitindo que candidatos concorram a várias oportunidades ao mesmo tempo. Com inscrições recorde de mais de 2,1 milhões de pessoas, o concurso será realizado em 228 cidades brasileiras. Os salários iniciais variam até R$ 22,9 mil.
Cronograma Atualizado do CNU- Devolução de taxa para desistentes: 5 a 7 de julho
- Pedido de alteração do local de prova: 5 a 7 de julho
- Confirmação do local de prova: 7 de agosto
- Aplicação da prova: 18 de agosto
- Divulgação preliminar do gabarito: 20 de agosto
- Resultados finais: 21 de novembro de 2024
- Convocação: a partir de dezembro de 2024
Fonte: Jovem Pan - 04/07/2024
Notícias
- 29/04/2025 INSS registrou quase 4 mil pedidos diários para cancelar descontos indevidos no primeiro semestre de 2024
- iFood anuncia reajuste na taxa mínima e outras iniciativas para entregadores
- IGP-M apresenta inflação de 0,24% em abril, acumulando 8,50% em 12 meses
- CNU 2025: lista de cargos, salários, cronograma e mais; veja o que se sabe e o que falta saber
- Boletim Focus: projeção da inflação cai de 5,57% para 5,55%
- Banco leiloa imóveis com parcelas a partir de R$ 1.000
- Empresa é condenada a indenizar passageiros por atraso de 19h
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)