Após morte, Anvisa proíbe venda e uso de produtos à base de fenol
Publicado em 25/06/2024
No início deste mês, um jovem de 27 anos morreu em São Paulo devido a complicações após um peeling de fenol.
A Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos. A resolução foi publicada no DOU.
No início deste mês, um jovem de 27 anos morreu em São Paulo devido a complicações após um peeling de fenol. O procedimento foi realizado em uma clínica estética cuja dona não possuía especialidade ou autorização para realizar esse tipo de peeling. A polícia investiga o caso como homicídio, e a clínica foi interditada e multada.
Em nota, a Anvisa declarou que a proibição visa proteger a saúde e a integridade física da população, "uma vez que, até a presente data, não foram apresentados à agência estudos que comprovem a eficácia e segurança do produto fenol para uso em tais procedimentos".
"A determinação ficará vigente enquanto são conduzidas as investigações sobre os potenciais danos associados ao uso desta substância química, que vem sendo utilizada em diversos procedimentos invasivos", acrescentou a Anvisa.
Entenda
O peeling de fenol é um procedimento autorizado no Brasil. Conforme a SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia, ele é indicado para tratar envelhecimento facial severo, caracterizado por rugas profundas e textura da pele consideravelmente comprometida.
Quando executada corretamente e seguindo as orientações, a técnica traz resultados na produção de colágeno e na redução significativa de rugas e manchas. No entanto, a SBD considera o procedimento invasivo e agressivo, exigindo extrema cautela quando realizado em toda a face.
"É importante ressaltar que o procedimento apresenta riscos e tempo de recuperação prolongado, exigindo afastamento das atividades habituais por um período estendido", explicou a Anvisa.
O CFM - Conselho Federal de Medicina defende que procedimentos estéticos invasivos, como o peeling de fenol, sejam realizados apenas por médicos, preferencialmente com especialização em dermatologia ou cirurgia plástica, para garantir ao paciente atendimento com competência técnica e segurança.
O CFM reitera que, mesmo quando realizado por médicos, todo procedimento estético invasivo deve ser feito em ambiente adequado, seguindo normas sanitárias e com estrutura para intervenções de suporte à vida em caso de complicações.
A entidade chegou a cobrar providências de outros órgãos de controle para coibir abusos e irregularidades na área.
Fonte: migalhas.com.br - 25/06/2024
Notícias
- 30/04/2025 Diretor-geral da Aneel pede vista de processo sobre revisão tarifária da Light
- Gás de cozinha é único combustível a registrar alta na semana de 20 a 26 de abril, diz ANP
- Caesb é condenada a indenizar consumidores por falha no fornecimento de água
- Dia do Trabalho: bancos abrem no feriado? E os Correios? Veja o que vai funcionar no 1º de maio
- Condenado homem que forneceu máquina de cartão para extorquir vítima de sequestro relâmpago
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)