Mercado financeiro não espera novo corte de juros pelo Copom na reunião desta semana
Publicado em 17/06/2024
Comitê de Política Monetária do Banco Central anunciará o patamar da taxa Selic nesta quarta-feira; inflação e tragédia no Rio Grande do Sul devem influenciar cenário
O cenário econômico brasileiro estará voltado para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, um evento que promete ser decisivo para os rumos da economia do país. O mercado financeiro, com os olhos atentos às movimentações, espera que a taxa Selic seja mantida em seu patamar atual. Segundo as projeções, a taxa de juros deverá permanecer inalterada em 10,50% ao ano. Essa expectativa se dá após um período em que o Copom promoveu oito cortes consecutivos na Selic, embora tenha moderado o ritmo desses ajustes na última reunião.A nova reunião do comitê começará nesta terça-feira (18) e terá um desfecho na quarta (19).
Os desafios recentes enfrentados pela economia brasileira, incluindo uma inflação acima do esperado e a decisão do Federal Reserve de manter inalterada a taxa de juros nos Estados Unidos, adicionam complexidade ao cenário. O economista Roberto Dumas ressalta que o contexto atual desaconselha novas reduções na taxa Selic. Dumas enfatizou diversos fatores que justificam uma abordagem mais cautelosa na política monetária, como o fechamento do hiato do produto, o aumento dos custos da mão de obra acima da produtividade, a inflação de serviços persistente e os impactos de desastres naturais nos preços dos alimentos.
Por outro lado, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao ser questionado sobre os gastos do governo federal, anunciou que será realizada uma “revisão ampla, geral e irrestrita”. Essa declaração sugere uma possível reavaliação das estratégias fiscais do governo, em um momento em que a taxa de juros do Brasil, mantida em 10,50% ao ano, reflete as preocupações com a estabilidade econômica e fiscal do país. A decisão que será tomada pelo Copom na próxima reunião é aguardada com grande expectativa. A manutenção da taxa básica de juros, como previsto, poderá sinalizar uma postura de cautela do Banco Central diante das incertezas que rondam a economia, tanto no âmbito interno quanto no contexto internacional.
Fonte: Jovem Pan - 16/06/2024
Notícias
- 22/11/2024 Pesquisa Serasa aponta que 44% dos endividados apostaram em bets para pagar contas
- 6 dicas para os gastos não afetarem a saúde mental e financeira
- Arrecadação de impostos em outubro cresce 9,77% ante setembro
- Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista
- Consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday de 2024
- Inflação do churrasco chega ao maior nível em cinco anos
- Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
- Hospital odontológico é condenado a indenizar consumidor por erro em tratamento dentário
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)