Cai de 34% para 28% avaliação positiva de Haddad, aponta PoderData
Publicado em 31/05/2024
Avaliação de que o ministro da Fazenda é "ruim" ou "péssimo" oscilou 3 pontos para cima
A percepção favorável sobre o trabalho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad , registrou uma queda de 6 pontos percentuais em um ano, entre os 78% dos eleitores que afirmam conhecê-lo. Em junho de 2023, 34% dos entrevistados consideravam seu desempenho como "ótimo" ou "bom". Atualmente, esse índice caiu para 28%. Os dados são de uma pesquisa PoderData realizada de 25 a 27 de maio de 2024.
O percentual daqueles que avaliam o chefe da Economia como "ruim" ou "péssimo" é de 25%, oscilando 3 pontos percentuais para cima desde o início da série histórica em abril de 2023, alcançando o maior patamar. Enquanto isso, 33% consideram seu trabalho como "regular" e 14% não souberam responder.
Além disso, a pesquisa também mostrou que 78% dos entrevistados afirmam conhecer Haddad, um declínio de 5 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Para garantir uma representação proporcional da população, o PoderData estratifica os dados por sexo, idade, região, escolaridade, renda familiar e religião. A avaliação do ministro apresenta poucas variações quando analisada por diferentes grupos demográficos.
O cruzamento dos dados de avaliação de Haddad com a declaração de voto dos entrevistados no segundo turno das eleições de 2022 mostra que o ministro é mais bem avaliado entre os apoiadores de Lula, com 31% considerando seu trabalho como "bom" ou "ótimo" e 23% o classificando como "ruim" ou "péssimo". No grupo que afirma ter votado em Jair Bolsonaro no segundo turno, a avaliação positiva cai para 25%, enquanto 28% consideram seu desempenho como "ruim" ou "péssimo".
Apesar da queda na avaliação, Haddad tem conseguido ultrapassar a bolha dos eleitores de Lula em 2022, o que o torna um possível sucessor do petista ao Planalto.
Metodologia
A pesquisa, conduzida pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, foi realizada por meio de ligações para celulares e telefones fixos, com 2.500 entrevistas em 211 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.
Fonte: economia.ig - 30/05/2024
Notícias
- 22/11/2024 Pesquisa Serasa aponta que 44% dos endividados apostaram em bets para pagar contas
- 6 dicas para os gastos não afetarem a saúde mental e financeira
- Arrecadação de impostos em outubro cresce 9,77% ante setembro
- Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista
- Consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday de 2024
- Inflação do churrasco chega ao maior nível em cinco anos
- Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
- Hospital odontológico é condenado a indenizar consumidor por erro em tratamento dentário
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)