Haddad diz que não foi um hacker que quebrou a segurança do sistema do Tesouro Nacional
Publicado em 24/04/2024
Segundo o Ministro da Fazenda, houve um problema de autenticação e alguém utilizou a senha de gestores de despesas para acessar o sistema e possivelmente desviar recursos federais; Polícia Federal apura o caso
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (22) que a invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) do Tesouro Nacional não foi resultado de um ataque externo de hackers ao sistema, mas um problema de autenticação. De acordo com ele, alguém utilizou o CPF e a senha de gestores de despesas para acessar o sistema e possivelmente desviar recursos federais. “Não foi um hacker que quebrou a segurança (do Siafi). Não foi isso. Foi um problema de autenticação. É isso que a Polícia Federal está apurando e está rastreando para chegar aos responsáveis”, esclareceu o ministro. “O sistema está preservado. Foi uma questão de autenticação. É alguém que tinha acesso”, disse.
Segundo Haddad, o governo ainda não sabe sobre valores supostamente desviados. O ministro ressaltou que a Polícia Federal está investigando o caso para identificar os responsáveis pela utilização indevida das credenciais. “Não tenho informação sobre valores. Isso estava sendo mantido em sigilo inclusive dos ministros. Estava entre o Tesouro (Nacional) e acho que a Polícia Federal. Eu soube no mesmo momento em que vocês”, disse.
Em comunicado, o Tesouro Nacional confirmou que o sistema não foi invadido, mas sim que houve uma utilização indevida de credenciais obtidas de forma irregular. O órgão garantiu que as tentativas de operações indevidas foram identificadas e não causaram prejuízos à integridade do sistema, destacando que estão sendo tomadas medidas adicionais para reforçar a segurança do sistema.
A suspeita é de que os criminosos conseguiram emitir ordens bancárias e desviar dinheiro público usando o login de terceiros no Portal Gov.br neste mês. No fim desta tarde, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) informou ter se juntado à Polícia Federal na investigação e estar acompanhando o caso “em colaboração com as autoridades competentes”.
Fonte: Jovem Pan - 23/04/2024
Notícias
- 22/11/2024 Pesquisa Serasa aponta que 44% dos endividados apostaram em bets para pagar contas
- 6 dicas para os gastos não afetarem a saúde mental e financeira
- Arrecadação de impostos em outubro cresce 9,77% ante setembro
- Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista
- Consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday de 2024
- Inflação do churrasco chega ao maior nível em cinco anos
- Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
- Hospital odontológico é condenado a indenizar consumidor por erro em tratamento dentário
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)