Conta de luz cara? Veja dicas para economizar no fim do mês
Publicado em 23/04/2024

Subsídios pesam na tarifa e encarecem o preço final para os brasileiros
Com a conta de luz pesando no bolso, é imprescindível saber como economizar. Para 2024, a projeção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é de um aumento na conta de luz de 5,6%, acima da inflação, estimada em 3,9% pelo mercado financeiro.
A estimativa considera o aumento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que abrange quase todos os subsídios do setor. De acordo com a proposta em consulta pública, espera-se que os consumidores brasileiros paguem R$ 37 bilhões em 2024. O tema está em discussão no governo federal.
Além disso, a agência menciona a conclusão da restituição dos recursos de PIS e COFINS nas tarifas, com a maior parte devolvida no ano anterior e em 2022, e o aumento dos custos associados à expansão das linhas de transmissão de energia e o investimento em novas matrizes renováveis.
Segundo dados da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia (Abrace), o Brasil já tem uma das contas de luz mais caras do mundo, passando ainda por aumentos de quase 50% nos encargos nos últimos 5 anos.
Pensando nisso, o iG separou dicas para aliviar o bolso no fim do mês.
Dicas para economizar na conta de luz
- Utilize lâmpadas LED: Elas consomem menos energia do que as lâmpadas tradicionais e têm uma vida útil mais longa.
- Desligue aparelhos não utilizados: Desligue equipamentos eletrônicos, como TVs, computadores e carregadores, quando não estiverem em uso. Mesmo em modo de espera, esses aparelhos ainda consomem energia.
- Aproveite a luz natural: Abra as cortinas e persianas durante o dia para aproveitar a luz do sol e reduzir a necessidade de iluminação artificial.
- Use eletrodomésticos eficientes: Ao comprar novos eletrodomésticos, escolha modelos com classificação energética A ou superior, que consomem menos energia.
- Evite abrir a geladeira frequentemente: Abrir e fechar a geladeira com frequência faz com que ela consuma mais energia para manter a temperatura interna constante.
- Lave roupas com água fria: Opte por lavar roupas com água fria sempre que possível, pois isso reduzirá o consumo de energia do seu aquecedor de água.
- Instale um termostato programável: Um termostato programável permite que você ajuste a temperatura da sua casa automaticamente, reduzindo o uso desnecessário de aquecimento e refrigeração quando não estiver em casa ou durante a noite.
- Faça manutenção regular: Mantenha seus aparelhos e sistemas de ar condicionado e aquecimento bem conservados e faça manutenção regularmente para garantir que estejam funcionando de maneira eficiente.
Fonte: economia.ig - 22/04/2024
Notícias
- 30/04/2025 Diretor-geral da Aneel pede vista de processo sobre revisão tarifária da Light
- Gás de cozinha é único combustível a registrar alta na semana de 20 a 26 de abril, diz ANP
- Caesb é condenada a indenizar consumidores por falha no fornecimento de água
- Dia do Trabalho: bancos abrem no feriado? E os Correios? Veja o que vai funcionar no 1º de maio
- Condenado homem que forneceu máquina de cartão para extorquir vítima de sequestro relâmpago
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)