Confiança da indústria segue estável após sequência de altas
Publicado em 28/02/2024
Dados são de fevereiro e foram divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) permaneceu estável na transição de janeiro para fevereiro, mantendo-se em 97,4 pontos na série ajustada sazonalmente, conforme divulgado nesta terça-feira (27) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Por outro lado, o Índice de Expectativas (IE) registrou uma queda de 0,2 ponto no período, alcançando agora 96,8 pontos. A subcategoria que avalia a produção nos três meses subsequentes diminuiu 1,9 ponto, chegando a 97,4 pontos, após três leituras consecutivas de crescimento.
Já a perspectiva de negócios para o semestre recuou ainda mais, 2,2 pontos percentuais, alcançando 94,3 pontos. Essa foi a primeira queda após quatro meses de alta consecutiva.
Além disso, houve um avanço de 3,7 pontos na avaliação para novas contratações, alcançando 99,1 pontos. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (Nuci) apresentou uma queda de 0,2 ponto, atingindo 80,8% nesta leitura.
“O resultado sinaliza uma acomodação após um período de melhora da demanda e normalização dos estoques”, destacou, em nota, o economista do Ibre/FGV, Stéfano Pacini.
“Aparentemente, a nova política industrial ainda não teve um impacto forte nas expectativas do setor, que parece estar aguardando seu desdobramento e ações relacionadas, mas o maior otimismo em relação ao emprego parece ser um sinal positivo”, acrescenta.
Para os próximos meses, o especialista considera uma perspectiva mais favorável em relação às contratações, embora a expectativa geral seja de cautela. Entre os componentes do Índice de Confiança da Indústria (ICI) no mês, houve um aumento de 0,2 ponto no Índice da Situação Atual (ISA), atingindo 98 pontos.
Reindustrialização
A reindustrialização foi uma das principais bandeiras da campanha eleitoral do atual governo , e permanece como um dos principais desafios da política econômica. Em 2022, último ano do governo Bolsonaro, o Brasil caiu de posição no ranking das maiores economias exportadoras: passou da 25ª posição para o 26º lugar, segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC).
Logo na primeira semana de governo, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, defendeu que a reindustrialização da economia é essencial para a retomada do crescimento sustentável.
Fonte: IG Notícias - 27/02/2024
Notícias
- 22/11/2024 Pesquisa Serasa aponta que 44% dos endividados apostaram em bets para pagar contas
- 6 dicas para os gastos não afetarem a saúde mental e financeira
- Arrecadação de impostos em outubro cresce 9,77% ante setembro
- Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista
- Consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday de 2024
- Inflação do churrasco chega ao maior nível em cinco anos
- Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
- Hospital odontológico é condenado a indenizar consumidor por erro em tratamento dentário
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)