Semana do Consumidor 2024: o que é, quando começa e tudo sobre o evento
Publicado em 26/02/2024 , por Thaisi Carvalho
Evento anual celebra o Dia do Consumidor e, neste ano, acontece entre os dias 14 e 20 de março; a seguir, confira mais detalhes sobre a Semana do Consumidor 2024
A Semana do Consumidor 2024 vai acontecer entre os dias 14 e 20 de março. O evento comemora o Dia do Consumidor, celebrado anualmente no dia 15 do mesmo mês. Diversos e-commerces participam da semana promocional, como Amazon, Magazine Luiza e Mercado Livre, promovendo ofertas e benefícios para os consumidores, com cupons de desconto, frete grátis e cashback. Em meio a tantas promoções é necessário redobrar os cuidados e prestar atenção para evitar os golpes online. A seguir, o TechTudo organizou um conteúdo completo com as principais informações sobre a Semana do Consumidor 2024.
O que é a Semana do Consumidor?
A Semana do Consumidor é um evento promocional que acontece uma vez por ano, quando lojas físicas e virtuais oferecem descontos e promoções em produtos de diferentes categorias. Vale lembrar que a ação celebra o Dia do Consumidor, que ocorre anualmente no dia 15 de março.
A escolha da data tem como referência o dia do discurso feito por John Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos, em 1962. Na ocasião, ele defendeu os direitos dos consumidores, com destaque para o acesso à informação, à segurança e ao direito de escolher e de ser ouvido no momento da compra
Quando começa a Semana do Consumidor 2024?
A Semana do Consumidor acontecerá entre os dias 14 e 20 de março de 2024. Sendo assim, neste período, tanto lojas físicas quanto e-commerces vão oferecer ofertas exclusivas em produtos de diferentes segmentos, como eletrônicos, eletrodomésticos, cosméticos, roupas, calçados, livros, entre outros. Dessa forma, os descontos funcionam para que os estabelecimentos incentivem o consumo e aumentem a confiança dos clientes.
Quais lojas participam da Semana do Consumidor 2024
É comum que grande parte dos varejistas participem da Semana do Consumidor. Em 2024, o público interessado em fazer compras deve encontrar promoções em lojas como Magazine Luiza, Lojas Americanas, Casas Bahia, Shopee, Mercado Livre, entre outras empresas.
Quem deseja ir às compras deve acompanhar o site e as redes sociais oficiais dos e-commerces. Mesmo que a maioria dos descontos aconteça durante a semana promocional, é comum que as lojas disponibilizem algumas ofertas antes da data anunciada. No site da C&C, por exemplo, já é possível acessar o "esquenta" da Semana do Consumidor 2024.
Como comprar com segurança?
Golpes na Internet ocorrem em qualquer época do ano, porém, durante eventos promocionais como a Semana do Consumidor, é comum que eles aumentem. Por isso, é recomendado tomar alguns cuidados para comprar com segurança.
Antes de informar os dados pessoais e bancários para concluir o pedido, verifique se a loja em que pretende fazer a compra é confiável e oficial. Outro ponto importante é desconfiar de produtos com promoções boas demais para ser verdade, pois há grandes chances de ser um golpe. Além disso, é indicado pesquisar o CNPJ da loja na Receita Federal, para checar se ela aparece na lista de sites proibidos pelo Procon-SP.
Os consumidores também podem procurar pela loja no site do Reclame Aqui, para verificar a reputação da empresa em relação às avaliações e experiências de outros clientes. A plataforma ainda serve para descobrir se a loja responde às críticas e eventuais problemas que possam aparecer no momento da compra até a entrega.
Uma outra dica é colar a URL do e-commerce no site Posso Confiar (possoconfiar.com.br), que vai fazer uma análise para verificar se a página é usada para aplicar golpes e roubar dados.
Fonte: Tecmundo - 26/02/2024
Notícias
- 22/11/2024 Pesquisa Serasa aponta que 44% dos endividados apostaram em bets para pagar contas
- 6 dicas para os gastos não afetarem a saúde mental e financeira
- Arrecadação de impostos em outubro cresce 9,77% ante setembro
- Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista
- Consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday de 2024
- Inflação do churrasco chega ao maior nível em cinco anos
- Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
- Hospital odontológico é condenado a indenizar consumidor por erro em tratamento dentário
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)