Consumidor brasileiro adere mais às tecnologias que no restante do mundo, aponta pesquisa com 27 países
Publicado em 06/12/2023 , por Sofia Schuck
Realizada pela consultoria EY, a Future Consumer Index visa trazer uma perspectiva de 360 graus sobre o consumidor em mudança
Os consumidores usam cada vez mais as tecnologias para aumentar a conveniência, a personalização e as experiências, e os brasileiros são ainda mais digitais que o restante do mundo. É o que aponta a pesquisa "Future Consumer Index (FCI)", da consultoria EY, divulgada em primeira mão para Época NEGÓCIOS
Segundo a pesquisa, 82% dos brasileiros assinam serviços de streaming de vídeo, 75% ouviram streams de áudio nos últimos meses, 84% gerenciaram dinheiro por meio do site ou aplicativo do banco e 58% socializaram com amigos e familiares em plataformas de vídeo. Enquanto isso, as porcentagens globais são menores: respectivamente, 63%, 62%, 77% e 53%.
A edição de 2023 da pesquisa ouviu mais de 21 mil pessoas em 27 países -- Brasil, Estados Unidos, Canadá, México, Chile, Argentina, Nigéria, África do Sul, Arábia Saudita, Índia, China, Japão, Vietnã, Tailândia, Indonésia, Austrália, Nova Zelândia, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Suécia, Noruega, Alemanha, Holanda, Dinamarca e Finlândia.
Embora a tecnologia tenha um papel importante, a maioria dos entrevistados não acredita que ela substituirá todas as suas funções atuais: 53% dos brasileiros dizem que têm alguma compreensão do que é IA, 62% acreditam que a automação permitirá que eles se concentrem em aspectos mais interessantes ou desafiadores do trabalho que realizam, 65% não preveem que seu papel será completamente substituído pela tecnologia e 62% sentem que o governo precisa fazer mais para regular o seu uso.
Ao mesmo tempo, as soluções digitais permitem que as companhias capturem mais dados, identifiquem novos insights, testem produtos e respondam rapidamente às mudanças do mercado, também aumentam as preocupações sobre confiança digital e segurança cibernética. Entre os brasileiros, 71% estão muito preocupados com roubo ou fraude de identidade, 69% estão muito preocupados com segurança de dados e violações ou download de um vírus e 66% estão muito preocupados com empresas que vendem suas informações pessoais a terceiros.
Apesar desse cenário de insegurança, eles seguem dispostos a compartilhar seus dados com marcas para ofertas e recomendações que consideram valiosas: 67% optam por compartilhar para ganhar ofertas personalizadas de marcas com as quais têm um histórico, 67% preferem recomendações personalizadas para alternativas mais baratas na troca de dados, 61% estão dispostos a compartilhar visando uma experiência online totalmente personalizada e 41% usam o recurso de preenchimento automático e deixam senhas salvas em plataformas
Fonte: Época - 01/12/2023
Notícias
- 22/11/2024 Pesquisa Serasa aponta que 44% dos endividados apostaram em bets para pagar contas
- 6 dicas para os gastos não afetarem a saúde mental e financeira
- Arrecadação de impostos em outubro cresce 9,77% ante setembro
- Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista
- Consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday de 2024
- Inflação do churrasco chega ao maior nível em cinco anos
- Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
- Hospital odontológico é condenado a indenizar consumidor por erro em tratamento dentário
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)