Black Friday tem desempenho fraco em 2023, apontam dados de vendas
Publicado em 27/11/2023
Levantamentos mostram queda em faturamento e quantidade de vendas e aumento nas fraudes relacionadas ao maior evento do varejo
O e-commerce brasileiro registrou queda no número de vendas e faturamento na Black Friday 2023. É o que mostram dois estudos aos quais o InfoMoney teve acesso.
Da 0h de quinta-feira (23) às 23h59 de domingo (26) foram realizados um total de 8,2 milhões de pedidos, queda de 16,3% em comparação ao mesmo período de 2022. Os dados são da plataforma Hora a Hora, da Confi.Neotrust, empresa de inteligência de dados, em parceria com a ClearSale, também no ramo de dados com múltiplas soluções para prevenção a riscos.
Apesar de o ticket médio ter crescido 2,1% em relação a 2022, para R$ 639,47, o faturamento total do comércio eletrônico foi 14,6% menor, caindo para R$ 5,2 bilhões.
“Pelo segundo ano consecutivo, o varejo experienciou um fim de semana de Black Friday aquém das expectativas. Essa queda pode estar atrelada a diversos fatores, como a desaceleração pós-pandemia no e-commerce, que reduziu os pedidos de compras, e a diluição das vendas ao longo de novembro, evitando concentração apenas na Black Friday”, comenta Matheus Manssur, superintendente comercial da ClearSale.
Os resultados frustraram a expectativa da própria Neotrust para a Black Friday. Para o período entre quinta e domingo desta semana, era esperado um aumento anualizado de 12% no faturamento, para R$ 7,99 bilhões.
O Esquenta Black Friday, que ocorreu semanas antes do evento do varejo, já mostrou a temperatura mais morna da data. Segundo dados da Neotrust, o faturamento do e-commerce nos primeiros 15 dias de novembro teve queda de 6,7% em relação a 2022, para R$ 6,92 bilhões.
Em linha com o levantamento, dados preliminares recebidos pela NielsenIQ Ebit sobre as vendas da Black Friday 2023 apontam para um cenário de retração no e-commerce como um todo. Números prévios recebidos no último sábado (25) mostram que a quinta e a sexta-feira registraram faturamento negativo de dois dígitos na média do mercado.
A empresa de maquininhas Cielo, no seu levantamento Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), informou que o faturamento da Black Friday 2023, considerando apenas a sexta-feira (24), ficou 0,8% abaixo da data em 2019, ano anterior à pandemia de Covid-19. Se acrescida a inflação (desvalorização do dinheiro) aproximada acumulada no período de 28,35%, segundo o IBGE, a queda real atinge quase 30% no faturamento.
Mais compras no ‘Esquenta’
Segundo Marcelo Osanai, executivo responsável pela NielsenIQ Ebit, os dados mostram que o consumidor está concentrando menos as compras na data oficial da Black Friday e, em vez disso, tem distribuído os gastos durante o mês – no “Esquenta Black Friday” ou “Black November”. Isso explicaria porque os resultados da quinta-feira (23) foram melhores que os da sexta no levantamento da NielsenIQ.
“A avaliação do desempenho preliminar da Black Friday 2023 até o momento revela um cenário desafador. A antecipação das compras na quinta-feira emergiu como um ponto importante, onde consumidores que possuíam alguma folga orçamentária optaram por realizar suas compras antes do evento principal”, a?rmou. Para ele, a manutenção das taxas de juros em patamares elevados e o endividamento das famílias são elementos-chave nesse cenário. “O consumidor adotou uma postura mais cautelosa”, completou.
Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), entre 1º e 23 de novembro deste ano em comparação com intervalo idêntico ao do ano passado, as vendas no e-commerce cresceram 9,4%, ainda que o dado do varejo físico tenha apresentado retração de 0,6%.
Consumidor mais atento
O Reclame Aqui informou que a Black Friday 2023 foi a edição com maior volume de reclamações desde a estreia da data no Brasil. Até as 23h59 da sexta-feira (24), 12.141 queixas haviam sido registradas no site, um crescimento de 30% em relação a 2022 e o maior número de reclamações desde 2014, que bateu 12 mil reclamações. O plataforma, inclusive, caracterizou a data de 2023 como “Black Friday do Golpe Virtual”.
Além das reclamações, muitos consumidores usaram o Detector de Site Confiável do Reclame Aqui para verificar lojas falsas. De quarta-feira (22) até as 22h de sexta (24), mais de 8 mil sites foram pesquisados e analisados no Detector de Site Confiável. Destes, cerca de 4 mil eram páginas com alertas para o consumidor.
Ainda que os golpistas refinem seus ataques e tentativas de fraudes, os consumidores estão mais atentos às modalidades de golpes, segundo estudo do Hora a Hora, da Confi.Neotrust, e a ClearSale. No âmbito dos golpes, o período registrou 35,4 mil tentativas de ações fraudulentas que, em valores, representam R$ 49,1 milhões, queda de 36% na comparação com o ano anterior. O ticket médio das tentativas de fraude foi de R$ R$ 1.311.
Na sexta-feira (24), as categorias mais impactadas pelas ações dos golpistas foram: aéreas (1,7%), automotivo (1,5%), bebidas (1,3%) e, por último, informática (1%).
Fonte: InfoMoney - 27/11/2023
Notícias
- 22/11/2024 Pesquisa Serasa aponta que 44% dos endividados apostaram em bets para pagar contas
- 6 dicas para os gastos não afetarem a saúde mental e financeira
- Arrecadação de impostos em outubro cresce 9,77% ante setembro
- Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista
- Consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday de 2024
- Inflação do churrasco chega ao maior nível em cinco anos
- Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
- Hospital odontológico é condenado a indenizar consumidor por erro em tratamento dentário
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)