Como funciona a correção do FGTS e qual sua remuneração atual?
Publicado em 10/11/2023 , por Naian Lucas Lopes |
Ministro Barroso propôs mudança no modelo atual
Nesta quinta-feira (9), o ministro Luís Roberto Barroso sugeriu igualar correção do FGTS com a da poupança a partir de 2025. O relator da ação fez essa proposta para que não ocorra impacto nas contas do governo federal em 2024.
O caso entrou em pauta em 2014, quando o partido Solidariedade questionou o modelo atual de reajuste do depósito no FGTS.
Na avaliação da sigla, o modelo prejudica os trabalhadores, pois há uma defasagem entre o percentual na fórmula usada pela TR e a inflação, o que é uma violação constitucional.
Em abril deste ano, Barroso defendeu que a remuneração do FGTS não pode ser menor à da caderneta de poupança e agora ele propôs que a mudança ocorra a partir de 2025.
Após Barroso fazer a proposta, os ministros André Mendonça e Nunes Marques seguiram o voto do relator. Já Cristiano Zanin pediu vista, o que obrigou a Corte a suspender o julgamento. Os outros magistrados ainda não votaram.
Afinal, como funciona a correção do FGTS?
Até então, o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) era corrigido pela Taxa Referencial (TR) mais juros de 3% ao ano. A TR, no entanto, estava em patamares muito baixos, o que significava que a remuneração real do FGTS era relativamente baixa.
A caderneta de poupança, por sua vez, tem uma forma específica de remuneração. Até maio de 2012, a poupança era remunerada pela TR mais 0,5% ao mês.
A partir daquele momento, com a mudança nas regras, a poupança passou a ser remunerada pela TR mais 70% da Selic, quando a taxa básica de juros (Selic) é igual ou inferior a 8,5% ao ano.
Quando a Selic é superior a 8,5% ao ano, a poupança passa a ser remunerada pela TR mais 0,5% ao mês.
Se implementada, a totalidade dos lucros do fundo seria distribuída aos correntistas, o que poderia aumentar a remuneração em comparação com a prática atual. Além disso, os novos depósitos seriam remunerados pela taxa de correção da poupança a partir de 2025.
Isso significa que, em vez de utilizar a antiga fórmula (TR + 3% ao ano), os novos depósitos do FGTS seriam corrigidos pela taxa de correção da poupança, que depende da variação da TR e da taxa Selic. Essa mudança pode ter impactos na remuneração final dos valores depositados no FGTS.
Fonte: economia.ig - 09/11/2023
Notícias
- 22/11/2024 Pesquisa Serasa aponta que 44% dos endividados apostaram em bets para pagar contas
- 6 dicas para os gastos não afetarem a saúde mental e financeira
- Arrecadação de impostos em outubro cresce 9,77% ante setembro
- Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista
- Consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday de 2024
- Inflação do churrasco chega ao maior nível em cinco anos
- Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
- Hospital odontológico é condenado a indenizar consumidor por erro em tratamento dentário
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)