Pontos físicos perdem força com bancos e transações pela web sobem; medida pode prejudicar parte dos clientes
Publicado em 30/10/2023
Segundo a Febraban, quase 8 em cada 10 transações bancárias realizadas no país são feitas de forma virgual como o mobile banking e internet banking (77%)
Acordar cedo para tentar encontrar o banco vazio é algo que fez parte da rotina de diversas pessoas no Brasil nas últimas décadas. No entanto, desde 2017, os bancos têm optado cada vez mais em mirar os investimentos nos servidores de internet do que na manutenção dos ponto físicos. Se por um lado a tecnologia ajuda em operações simples, como transferências e solicitações de crédito, na outra ponta estão a necessidade de parte dos clientes, principalmente os idosos, por algo que não dependa da web.
Morador da Tijuca, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, o médico Márcio Glejzer, de 65 anos, conta ao DIA que não é fã das novas tecnologias. Adepto de outros tempos em que "celular era apenas para falar" e sem conseguir se ajustar à nova era dos aplicativos, Márcio ainda prefere resolver as coisas na agência, como "nos velhos tempos", e teme que a onda de desativações de unidades afete sua rotina.
"Meu banco é o Itaú e simplesmente desativaram a minha antiga agência, na Rua Uruguai, sem aviso prévio. Só fui saber da situação quando cheguei no lugar e vi um aviso na porta. Agora preciso andar duas quadras a mais e não sou nenhum garoto", desabafa.
Segundo dados do Banco Central, o número de agências vem decaindo desde aquele ano, quando existiam 21.408 sucursais ativas, até passar a 17.216 pontos em 2022, o menor número desde 2009. De acordo com o último levantamento, feito em setembro deste ano, há atualmente cerca de 17.573 unidades ativas em todo o Brasil.
"Os bancos estão adequando suas estruturas à nova realidade do mercado, em que a utilização dos canais digitais de atendimento vem ganhando espaço em detrimentos dos canais físicos e presenciais, refletindo, em especial, o novo perfil do consumidor, que busca, e encontra, conveniência, comodidade, segurança e rapidez nos meios eletrônicos dos bancos", afirma a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em nota enviada à reportagem.
Para justificar a mudança de direção, a entidade aponta que quase 8 em cada 10 transações bancárias realizadas no país são feitas em canais digitais, como o mobile banking e internet banking (77%). Somente o celular é responsável por 66% de todas as operações feitas no Brasil.
"No total, os brasileiros fizeram, no ano passado, 163,3 bilhões de transações nos vários canais de atendimento disponibilizados pelos bancos, representando um significativo aumento de 30% ante 2021. Esta taxa de crescimento é a maior já registrada na história das transações, sendo influenciada principalmente pelo desempenho do mobile banking, que teve alta de 54% no número de operações realizadas pelos clientes, totalizando 107,1 bilhões", completa a instituição financeira.
Fonte: O Dia Online - 30/10/2023
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