Eletrobras suspende Programa de Demissão Voluntária
Publicado em 04/09/2023
Decisão do Tribunal Superior do Trabalho terá validade por um período de 15 dias; entenda
A Eletrobras anunciou nesta segunda-feira (4) o cancelamento das rescisões de contratos de trabalho de funcionários que aderiram ao Programa de Demissão Voluntária (PDV), em cumprimento à decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) na semana passada.
A decisão do Tribunal Superior do Trabalho terá validade por um período de 15 dias. Esta determinação ocorreu depois que a Eletrobras não apresentou uma contraproposta no contexto de um dissídio coletivo instaurado por sindicatos de trabalhadores, conforme informou a Associação de Empregados da Eletrobras (AEEL).
O sindicato alega que demissões podem afetar sistema elétrico nacional e mencionam apagão de agosto. Também apontam desigualdades entre demissões de funcionários e membros da diretoria.
A Eletrobras, que possui cerca de 40% da rede nacional de transmissão de energia, divulgou na última sexta-feira (1) um comunicado afirmando que os desligamentos não colocam em risco as operações da empresa, que declarou que não haverá demissões de profissionais envolvidos na operação de usinas, subestações de transmissão e áreas de manutenção relacionadas aos negócios, bem como em seu centro de serviços compartilhados até o final deste ano.
O último Programa de Demissão Voluntária da empresa, com as inscrições encerradas em 21 de julho, teve 1.473 inscritos, com 353 demissões em 31 de agosto. Além disso, nos meses de junho e julho, 87 funcionários inscritos no mesmo PDV já haviam deixado a empresa.
O Ministério de Minas e Energia (MME) já tinha pedido que a Eletrobras suspendesse o PDV, até que a pasta examinasse o "plano de ação para a prestação do serviço adequado e o plano de investimentos para os próximos anos, considerando a ausência da força de trabalho que pode ser desligada".
Em comunicado enviado à Eletrobras na semana passada, a pasta expressou sua preocupação por ainda não ter recebido o plano de investimentos futuros destinados à geração e transmissão de energia nos próximos anos. O ministério também destacou sua preocupação em relação ao impacto da redução da força de trabalho nas operações da empresa.
Segundo o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, o apagão nacional no dia 15 de agosto aconteceu por uma falha no equipamento em uma usina localizada no Ceará.
Fonte: economia.ig - 04/09/2023
Notícias
- 22/11/2024 Pesquisa Serasa aponta que 44% dos endividados apostaram em bets para pagar contas
- 6 dicas para os gastos não afetarem a saúde mental e financeira
- Arrecadação de impostos em outubro cresce 9,77% ante setembro
- Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista
- Consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday de 2024
- Inflação do churrasco chega ao maior nível em cinco anos
- Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
- Hospital odontológico é condenado a indenizar consumidor por erro em tratamento dentário
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)