Endividamento atinge 67% dos brasileiros, aponta pesquisa
Publicado em 25/08/2023
Levantamento da Genial/Quaest mostra que cartão de crédito é o principal ‘vilão’ e que 46% da população compromete mais da metade da renda para quitar dívidas
Uma nova pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quinta-feira, 24, mostrou que 67% da população brasileira tem alguma dívida financeira, sendo que, deste total, 31% dizem ter “muitas dívidas”. Ao todo, foram ouvidas 2.029 pessoas entre os dias 10 e 14 de agosto. De acordo com o levantamento, 33% dos entrevistados disseram não ter dívidas, enquanto 36% relataram ter poucas e os outros 31% admitiram ter muitas. A pesquisa mostra que a principal dívida dos brasileiros é com o cartão de crédito, correspondendo a 31% do total. Em seguida, vêm custos como prestação, financiamento e aluguel de imóveis (14%); empréstimos (11%); prestação de veículos (5%); e por fim mensalidades escolares, cheque especial e plano de saúde (2% cada). A pesquisa mostra que 46% dos entrevistados compromete mais de 50% dos ganhos mensais para pagar dívidas, enquanto outros 22% disseram que o valor varia entre 21% e 50% da renda. Questionados sobre a dificuldade para quitar as dívidas, 46% dos participantes da pesquisa disseram que pagam com muita dificuldade, enquanto 34% alegaram ter pouca dificuldade e outros 19% relataram não ter dificuldade para pagar as dívidas.
Outro dado revelado pela pesquisa é de que 56% dos brasileiros já tiveram seu nome no SPC/SERASA, sendo que, desse 51% não conseguiu quitar as dívidas e limpar seu nome. De acordo com a pesquisa, dentre os que conseguiram limpar o nome, 49% disseram ter levado mais de um ano, enquanto 16% levaram um ano e outros 34% conseguiram o feito em até seis meses. Para conseguirem limpar o nome, 37% dos entrevistados afirmaram ter renegociado a dívida com o banco para pagar um valor mais baixo, enquanto outros 25% tentaram negociar a dívida para pagar com prazo maior. Além disso, 8% disseram ter cortados despesas para juntar dinheiro enquanto 6% alegaram terem pago normalmente. Outras soluções citadas são empréstimo de banco (5%), deixar a dívida caducar (3%), empréstimo com amigos e familiares (3%), ações na Justiça (2%) e adesão a programas para renegociação de dívidas (1%). Por fim, o levantamento mostra que 70% da população aprovou o lançamento do programa Desenrola, que visa ajudar a população a renegociar suas dívidas. Apenas 16% disseram não ter gostado da medida.
Fonte: Jovem Pan - 24/08/2023
Notícias
- 22/11/2024 Pesquisa Serasa aponta que 44% dos endividados apostaram em bets para pagar contas
- 6 dicas para os gastos não afetarem a saúde mental e financeira
- Arrecadação de impostos em outubro cresce 9,77% ante setembro
- Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista
- Consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday de 2024
- Inflação do churrasco chega ao maior nível em cinco anos
- Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
- Hospital odontológico é condenado a indenizar consumidor por erro em tratamento dentário
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)