BC dará acesso automático a dados de usuários do Pix sob investigação
Publicado em 24/08/2023
Compartilhamento estará disponível a partir de 1º de setembro; entenda
O Banco Central divulgou nesta terça-feira (23) que a partir de 1º de setembro polícias, Ministérios Públicos e outras autoridades de persecução penal poderão consultar de forma automática os dados cadastrais vinculados às chaves Pix de usuários sob investigação.
Os dados disponíveis incluem nome do usuário, CPF ou CNPJ, chaves cadastradas, agência, conta, tipo de conta, data de criação da chave e abertura da conta. Atualmente, essas informações são fornecidas de maneira não automatizada, por meio de tratamento individualizado pelos servidores do Banco Central.
"Com a funcionalidade, o compartilhamento de informações entre o Banco Central (BC) e tais entes públicos se torna mais tempestivo, seguro e eficiente", afirmou a instituição em nota.
De acordo com o BC, as instituições interessadas em utilizar a funcionalidade vão passar por um processo de adesão que envolverá a submissão de um ofício juntamente com um requerimento padrão, no qual precisarão justificar a pertinência ou exigência do acesso para a execução de suas responsabilidades legais.
Com isso, o Banco Central busca contribuir com o enfrentamento e prevenção de delitos cibernéticos e fraudes. A autarquia assegurou que a nova ferramenta não representa qualquer tipo de interferência do poder público nas informações privadas.
"Os órgãos aderentes deverão zelar pelo uso adequado do mecanismo de consulta, com observância ao direito à privacidade e regras de restrição de acesso às informações previstas na legislação aplicável", destacou a autarquia.
O anúncio foi feito um dia após o Banco Central informar que houve vazamento de 238 chaves Pix de clientes da Phi Pagamentos (Phi Serviços de Pagamentos S.A.). O problema ocorreu por falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento. Esse foi o quinto vazamento de dados desde o lançamento do Pix, em novembro de 2020.
O BC declarou que os mecanismos de segurança e de monitoramento do Pix minimizaram a dimensão dos dados vazados, limitando a exposição a 238 chaves Pix, ou menos de 0,00004% das mais de 630 milhões de chaves cadastradas no (DICT) Diretório de Identificadores de Contas Transacionais.
Fonte: economia.ig - 23/08/2023
Notícias
- 22/04/2025 Fraudes no Pix causaram prejuízos de cerca de R$ 5 bilhões no acumulado de 2024
- Salário-maternidade para desempregadas: saiba como solicitar o benefício e quais são os requisitos
- Processos que pedem vínculo de emprego, como na ‘pejotização’, crescem 57% em 2024
- Entenda como vai funcionar a nova tarifa grátis de energia proposta pelo governo
- Idoso será indenizado após cair em buraco e ficar tetraplégico
- Dívidas e empréstimos precisam ser declarados no imposto de renda; saiba como
- Concurso público: como estudar mesmo trabalhando?
- Concurso da Conab abre inscrições para mais de 400 vagas em todo o Brasil
- Bets têm que estar cadastradas na plataforma consumidor.gov.br (NOVO)
- Boletim Focus: mercado financeiro reduz estimativa de inflação para 2025 e vê alta maior do PIB
- Família cuja filha teve o dente quebrado após acidente em espaço infantil será indenizada
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)