Pedidos de recuperação judicial de empresas crescem 52,1% no primeiro semestre de 2023
Publicado em 07/08/2023
Dados do Serasa Experian também revelam que houve 546 pedidos de falência de empresas, aumento de 36% na comparação com o mesmo período do ano passado
O primeiro semestre de 2023 registrou 593 pedidos de recuperação judicial, de acordo com os dados do Serasa Experian, o que revela um crescimento de 52,1% em comparação com o mesmo período de 2022. Apenas 3 grandes empresas entraram com pedido nos seis primeiros meses deste ano; 23 são de médio porte e 63 micro e pequenas empresas. O setor de Serviços foi o que mais sofreu, com 261 pedidos de recuperação judicial. Em entrevista à Jovem Pan News, o economista do Serasa Experian Luiz Rabi avaliou que estes são os piores números dos últimos três anos e que o resultado é fruto da alta inadimplência das empresas, que alcançou quase 7 milhões de companhias no mês de maio: “A inadimplência das empresas começou a subir desde meados de 2021, ali praticamente no final do primeiro semestre, de forma ininterrupta, e continua subindo desde então. À medida que as empresas vão acumulando uma quantidade cada vez maior de ocorrências ou registros de inadimplência, ou seja, vão deixando de pagar cada vez mais credores, chega um momento que as empresas acabam ficando praticamente na beira da insolvência por conta disso. Acumulam uma quantidade enorme de dívidas e não têm praticamente outra escapatória a não ser tentar um acordo na Justiça através das recuperações judiciais.”
Para os empreendedores endividados manterem as contas em dia, é necessária uma boa estratégia de renegociação com os clientes para poder diminuir os riscos de inadimplência e manter um bom relacionamento. Vale destacar que, também no primeiro semestre deste ano, foram registrados 546 pedidos de falência de empresas, aumento de 36% na comparação com o mesmo período do ano passado. O advogado especializado em direito empresarial e recuperações judiciais Filipe Denki afirma que, para abrir uma empresa hoje no Brasil, o ideal é ter um capital próprio mínimo. “Se você não tiver a opção de ter um capital próprio, como acontece com muitos brasileiros, tem que verificar e cotar em vários bancos esse capital de giro inicial que você vai utilizar para abrir uma empresa. O sistema de franquias pode ser interessante, porque você já tem todo o ‘know how’ que vai ser transferido do franqueador para o franqueado. Diferentemente daquele empresário que vai iniciar as suas atividades com pouca experiência, a franquia pode ajudar nesse atalho através de informações.”
Fonte: Jovem Pan - 04/08/2023
Notícias
- 22/04/2025 Fraudes no Pix causaram prejuízos de cerca de R$ 5 bilhões no acumulado de 2024
- Salário-maternidade para desempregadas: saiba como solicitar o benefício e quais são os requisitos
- Processos que pedem vínculo de emprego, como na ‘pejotização’, crescem 57% em 2024
- Entenda como vai funcionar a nova tarifa grátis de energia proposta pelo governo
- Idoso será indenizado após cair em buraco e ficar tetraplégico
- Dívidas e empréstimos precisam ser declarados no imposto de renda; saiba como
- Concurso público: como estudar mesmo trabalhando?
- Concurso da Conab abre inscrições para mais de 400 vagas em todo o Brasil
- Bets têm que estar cadastradas na plataforma consumidor.gov.br (NOVO)
- Boletim Focus: mercado financeiro reduz estimativa de inflação para 2025 e vê alta maior do PIB
- Família cuja filha teve o dente quebrado após acidente em espaço infantil será indenizada
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)