Índice de inadimplência recua 1,8% em maio, mostra Boa Vista
Publicado em 20/06/2023
Na comparação com o mesmo período do ano passado, o indicador registra avanço de 8%
O indicador da Boa Vista que mede a inadimplência no país recuou 1,8% em maio, após ter caído 1,1% em abril, na série com ajuste sazonal. Apesar da segunda queda consecutiva na margem, o índice acumula alta de 1,4% no trimestre móvel encerrado em maio, na comparação com o trimestre imediatamente anterior, encerrado em fevereiro.
Na comparação com maio de 2022, o indicador avançou 8%, após elevação de 8,2% na comparação interanual em abril.
O resultado acumulado no ano também desacelerou, e passou de alta 15,6% em abril para 14% em maio. A mesma tendência foi observada na variação acumulada em 12 meses do índice, em que o crescimento passou de 20,9% para 20,3% nesta leitura.
"Há muito tempo não se via duas quedas consecutivas no indicador, a última vez foi justamente em 2020, quando o efeito das postergações e depois dos auxílios emergenciais começaram a aparecer", destaca o economista da Boa Vista Flavio Calife. "Essas quedas sucederam nove aumentos consecutivos e mostram que o número de registros pode sim ter atingido um pico em março", emenda o analista.
Calife ainda destaca que a perda do ritmo de altas do indicador também está refletida na taxa de inadimplência das famílias, que segundo ele tem subido pouco neste ano.
Crédito
O Indicador de Recuperação de Crédito da Boa Vista recuou 0,5% na comparação de maio com abril, encerrando o trimestre móvel com alta de 0,7%, de acordo com dados dessazonalizados.
Em relação a maio de 2022, houve um aumento de 12,2% na recuperação de crédito. No acumulado em 12 meses a alta registrada foi de 18%, após 17,1% em abril. Já no acumulado do ano, o crescimento desacelerou de 17% para 16,1%.
Na avaliação de Calife, a expectativa de que a recuperação de crédito continuaria alta vem se confirmando. "Muito disso se deve ao fato de que o volume de novos registros foi muito grande nos últimos meses", explica. "Mas agora a tendência de desaceleração, que era esperada mais para frente, pode até dar lugar a um movimento no sentido contrário, de maior crescimento, por conta do programa do governo de renegociação de dívidas", finaliza o economista.
Fonte: O Dia Online - 19/06/2023
Notícias
- 22/11/2024 Pesquisa Serasa aponta que 44% dos endividados apostaram em bets para pagar contas
- 6 dicas para os gastos não afetarem a saúde mental e financeira
- Arrecadação de impostos em outubro cresce 9,77% ante setembro
- Golpe da CNH: como se proteger de mensagens falsas sobre suspensão da carteira de motorista
- Consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday de 2024
- Inflação do churrasco chega ao maior nível em cinco anos
- Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
- Hospital odontológico é condenado a indenizar consumidor por erro em tratamento dentário
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)