TJDFT alerta para tentativa de golpes envolvendo “cobrança de tarifa de cadastro”
Publicado em 20/06/2023
O TJDFT alerta a população para a constante necessidade de atenção e cuidado com relação às inúmeras tentativas de golpes aplicados em nome do Tribunal, em especial no meio virtual.
Recentemente, foi constatado que criminosos têm enviado às potenciais vítimas mensagens de WhatsApp com a cobrança de uma “tarifa de cadastro” para liberação de empréstimo. A mensagem contém um link falso que, uma vez utilizado, pode causar danos à segurança dos dados da vítima.
Atenção: o TJDFT não faz cobrança para cadastro, nem para liberar valores.
O Tribunal ressalta que é extremamente importante entrar em contato com o órgão, por meio de seus canais oficiais de comunicação (confira no link Endereços e Telefones no site do TJDFT), bem como a Ouvidoria do TJDFT e o Alô TJ, e nunca ligar em qualquer número que esteja nesses documentos e e-mails, ou clicar em links disponíveis nos mesmos, sem a prévia confirmação.
Outra orientação importante é pesquisar na internet os números dos telefones informados em documentos ou e-mails recebidos. É comum haver registro sobre eles nos sítios eletrônicos de reclamação. Verificado que se trata de fraude, relate o fato, nestes mesmos sites, para ajudar outras possíveis vítimas.
Caso a comunicação recebida oriente clicar em determinado endereço de internet, observe a extensão das páginas indicadas. Os sites de internet de órgãos públicos oficiais brasileiros tem endereços que terminam em .jus.br (Poder Judiciário), .gov.br (Poder Executivo) e .leg.br (Poder Legislativo).
Outros tipos de golpesEntre os golpes aplicados consta também o envio de falsos boletos bancários com cobranças realizadas, supostamente, em nome do TJDFT. Se você receber um boleto de cobrança em nome do Tribunal, confira o endereço indicado e pesquise na internet sobre os dados bancários existentes. Ao identificar que se trata de golpe, registre um boletim de ocorrência junto à autoridade policial, podendo fazê-lo de forma eletrônica, caso essa modalidade esteja disponível, uma vez que esses registros ajudarão nas investigações.
Outro golpe que usa o nome do TJDFT é o dos falsos leilões virtuais. Conheça as dicas para evitar ser enganado nesse sentido.
Foi constatado também que criminosos têm enviado às potenciais vítimas e-mails que mencionam processos criminais em seus nomes e informam sobre possível audiência sem data nem local. Tais envios têm como remetentes contatos de pretensos advogados.
Esses e-mails fraudulentos contêm um link para consultar o suposto processo. Contudo, o link leva para um programa que, segundo as orientações dos criminosos, deve ser baixado ao custo aproximado de R$ 100,00. O TJDFT ALERTA QUE TAIS EMAILS CONSTITUEM TENTATIVA DE GOLPE, uma vez que, ao se consultar o PJe, não constam processos com o CPF ou o nome dos destinatários da mensagem.
Juízo 100% digitalImportante lembrar que se você aderiu ao Juízo 100% Digital, todos os atos e comunicações judiciais serão realizadas por meio eletrônico, no endereço ou telefone que você informou. Assim, verifique se as comunicações são provenientes da Vara na qual o seu processo está tramitando e, em caso de dúvida, confira a autenticidade dos links enviados com a própria Vara, por meio do Balcão Virtual. Fique atento para não deixar de comparecer às audiências designadas ou atender alguma determinação do Juiz.
Quanto mais informações tiver, mais protegido você vai estar. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail ouvidoria@tjdft.jus.br ou pelo WhatsApp, exclusivamente por mensagem de texto, no número (61) 3103-7000.
Fique atento e faça a sua parte!
Fonte: TJDF - Tribunal de Justiça do Distrito Federal - 19/06/2023
Notícias
- 22/04/2025 Fraudes no Pix causaram prejuízos de cerca de R$ 5 bilhões no acumulado de 2024
- Salário-maternidade para desempregadas: saiba como solicitar o benefício e quais são os requisitos
- Processos que pedem vínculo de emprego, como na ‘pejotização’, crescem 57% em 2024
- Entenda como vai funcionar a nova tarifa grátis de energia proposta pelo governo
- Idoso será indenizado após cair em buraco e ficar tetraplégico
- Dívidas e empréstimos precisam ser declarados no imposto de renda; saiba como
- Concurso público: como estudar mesmo trabalhando?
- Concurso da Conab abre inscrições para mais de 400 vagas em todo o Brasil
- Bets têm que estar cadastradas na plataforma consumidor.gov.br (NOVO)
- Boletim Focus: mercado financeiro reduz estimativa de inflação para 2025 e vê alta maior do PIB
- Família cuja filha teve o dente quebrado após acidente em espaço infantil será indenizada
Perguntas e Respostas
- Quanto tempo o nome fica cadastrado no SPC, SERASA e SCPC?
- A consulta ao SPC, SERASA ou SCPC é gratuita?
- Saiba quais os bens não podem ser penhorados para pagar dívidas
- Após quantos dias de atraso o credor pode inserir o nome do consumidor no SPC ou SERASA?
- Protesto de dívida prescrita é ilegal e dá direito a indenização por danos morais
- Como consultar SPC, SERASA ou SCPC?
- ACORDO - Em caso de acordo, após o pagamento da primeira parcela o credor é obrigado a tirar o nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA ou pode mantê-lo cadastrado até o pagamento da última parcela?
- CHEQUE – Não encontro à pessoa para qual passei um cheque que voltou por falta de fundos. O que posso fazer para pagar este cheque e regularizar minha situação?
- Problemas com dívidas? Dicas para você não entrar em desespero
- PROTESTO - Qual o prazo para o protesto de um cheque, nota promissória ou duplicata? O protesto renova o prazo de prescrição ou de inscrição no SPC e SERASA?
- Cartão de Crédito: Procedimentos em caso de perda, roubo ou clonagem
- O que o consumidor pode fazer quando seu nome continua incluído na SERASA ou no SPC após o pagamento de uma dívida ou depois de 5 anos?
- Posso ser preso por dívidas ?
- SPC e SERASA, como saber se seu nome está inscrito?
- Acordo – Paga a primeira parcela nome deve ser excluído dos cadastros negativos (SPC, SERASA, etc)